Congresso Brasileiro do Cooperativismo é promovido pelo Sistema OCB e acontece em maio deste ano
Com o tema “Construindo prosperidade que se multiplica”, o Sistema OCB vai realizar, entre os dias, 14 e 16 de maio, a 15ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). O CBC é considerado o evento mais importante do setor, pois é o ambiente onde são tomadas as grandes decisões e definidos os rumos do movimento cooperativista do País.
A entidade traz um desafio neste ano: “Planejar e construir, juntos, o futuro que queremos para o cooperativismo brasileiro”. E para contribuir de forma assertiva, o Sistema Ocemg irá realizar encontros regionais em todo o Estado visando levantar demandas a serem abordadas no congresso.
O primeiro encontro vai acontecer em Governador Valadares, no dia 31 de janeiro. Em seguida, será a vez de Divinópolis recepcionar a reunião, no dia 06 de fevereiro. No dia 07 de fevereiro, será a vez de Varginha. As próximas cidades serão Uberlândia (20), Belo Horizonte (21), Montes Claros (23) e Unaí (05/03).
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, reforça que os encontros regionais consolidam o compromisso do Cooperativismo Mineiro com o fortalecimento do setor no Estado e em todo país. “Esta é uma oportunidade valiosa para ouvir as necessidades específicas de cada região, alinhando estratégias que verdadeiramente contribuem para o avanço do setor.”
Scucato acrescenta que, ao priorizar o diálogo direto com as cooperativas de diferentes cidades, é possível construir uma base sólida de informações e demandas locais que serão essenciais durante o CBC. “Acreditamos que esse alinhamento entre as demandas regionais e as discussões do Congresso será fundamental para impulsionar o cooperativismo em nosso Estado. Estamos ansiosos para colher as contribuições desses encontros, que certamente guiarão estrategicamente o futuro do nosso movimento cooperativista em Minas Gerais.”
Metas e objetivos do Congresso
O Sistema OCB tem como meta, para a 15ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, proporcionar resultados impactantes para a formulação de estratégias que impulsionem o fortalecimento e crescimento do setor cooperativista no Brasil. Com objetivos ambiciosos e inovadores, o cooperativismo busca alinhar-se com as necessidades da sociedade.
Para a próxima edição, o Sistema OCB planeja não apenas continuar moldando o futuro do movimento, focado na geração de renda e prosperidade para cooperados e comunidades, mas também pretende desenvolver novas estratégias para atingir o desafio lançado em agosto de 2022, o Desafio BRC R$ 1 Tri, que estimula as coops a alcançarem, até 2027, R$ 1 trilhão em prosperidade e 30 milhões de cooperados no mesmo período.
Desafios
Na última edição, mais de 1,5 mil participantes, incluindo autoridades mundiais e nacionais, dirigentes cooperativistas, cooperados, embaixadores, ouvintes e membros da imprensa, se reuniram para discutir o futuro do cooperativismo.
Para o ano de 2024, a expectativa é de um evento ainda mais impactante. “Vamos trabalhar para garantir que nossa capacidade de nos diferenciar e de liderar mudanças seja a tônica das nossas ações para oferecermos produtos e serviços cada vez mais conectados às necessidades da sociedade, mantendo o propósito cooperativista de atuar em prol de um mundo mais justo, equilibrado e feliz”, conclui o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.