Warning: file_exists(): open_basedir restriction in effect. File(/home/sistemaocemgcoop/public_html/aios-bootstrap.php) is not within the allowed path(s): (/www/wwwroot/sistemaocemg.coop.br/:/tmp/) in /www/wwwroot/sistemaocemg.coop.br/wp-content/mu-plugins/aios-firewall-loader.php on line 3
Sistema Ocemg
Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg recebe visita de cooperativas que buscam inovar em 2024

29/01/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Programas realizados pela Entidade foram apresentados em detalhes às coops

 

Nos dias 24 e 25 de janeiro, o Sistema Ocemg recebeu a visita das cooperativas Sicoob Vale do Aço e Unimed Uberaba. As duas coops têm algo em comum: estão em busca de conhecer, em detalhes, as ações que a entidade oferece para incentivar o crescimento do setor. Entre as atribuições do Sistema Ocemg, está a de proporcionar orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.

Os visitantes foram recebidos pelo presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. Em seguida, tiveram reuniões com outros membros da diretoria, gerentes, analistas da área de Educação e Desenvolvimento Sustentável e da área de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, com destaque para o  Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, elogiou a iniciativa das coops de fortalecerem a parceria com a entidade visando seu desenvolvimento. “Nosso apoio está disponível para impulsionar o crescimento conjunto. Conhecer tudo o que nós oferecemos às cooperativas e participar das ações que realizamos é muito importante”, afirma. Scucato lembrou ainda que o cooperativismo de Minas tem se destacado positivamente no cenário nacional e mundial. “Estamos sempre trabalhando para disponibilizar o que há de mais atual no mundo para o coop mineiro. Não é à toa que nossas cooperativas estão entre as melhores do Brasil em gestão e excelência”.

O objetivo é que, a partir desse conhecimento mais aprofundado, as coops façam um planejamento para participar da programação do Sistema Ocemg. “Além dos nossos cursos, seminários, encontros e programas, nossa equipe técnica está à disposição das cooperativas”, enfatiza Alexandre Gatti Lages, superintendente do Sistema Ocemg.

Investimento em pessoas

A busca pelo estreitamento de laços com o Sistema Ocemg vem, principalmente, da compreensão das cooperativas sobre a necessidade de investir em pessoas, fator que, para o assessor Institucional da entidade, Geraldo Magela, é fundamental. “O cooperativismo mineiro tem se destacado exatamente por isso. A nossa doutrina e filosofia se baseiam no desenvolvimento humano e na procura por conhecimento e propósito”, diz.

Magela reforça a necessidade de aprimorar a gestão em pessoas e de buscar a diversidade, ideias que estão presentes nas ações do Sistema Ocemg. “Temos bastante cooperativas e é preciso buscar maneiras de conversar com todos. Por isso, valorizamos a oportunidade de dialogar”, reforça.

Com 57 anos de existência, o Sicoob Vale do Aço, com sede em Ipatinga, começou como entidade fechada para os funcionários da Usiminas. Há 15 anos, tornou-se uma cooperativa de livre admissão e hoje possui 23 agências em 12 municípios, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Wander Luís Silva, diretor administrativo da coop, afirma que o Sicoob Vale do Aço vive um momento evolutivo de melhoria de processos, por isso, foram à Casa do Cooperativismo Mineiro na última quinta-feira (24). “Nós já trabalhamos isoladamente, mas entendemos que o Sistema Ocemg tem uma base muito boa de treinamento, qualificação, de oferta de conhecimento. Viemos com equipes específicas para melhorarmos as nossas ações dentro da cooperativa”, conta.

Mercado Competitivo

Hoje, o Sicoob Vale do Aço possui 34.850 cooperados e 241 colaboradores. E a coop está ciente que o mercado das cooperativas financeiras está cada vez mais competitivo. “O aperfeiçoamento dos nossos processos é fundamental para melhorar os nossos resultados, que serão revertidos na comunidade onde estamos inseridos”, pondera.

A superintendente de Processos da cooperativa, Livia Duarte Barros, diz que o detalhamento das ações de capacitação e desenvolvimento chamaram a atenção. “Precisamos nos unir para crescer e buscar maneiras de compreender as necessidades dos nossos colaboradores. A partir de agora, sem dúvidas, conseguiremos aprimorar ainda mais os processos e a gestão interna”, completa.

“Depois de tudo o que vimos, posso dizer que demoramos a vir. Já poderíamos ter iniciado algumas ações há mais tempo”, avalia Wander Luís. “É primordial para as cooperativas estarem mais perto do Sistema Ocemg. Aqui é a base de tudo para trabalharmos com excelência”, conclui.

Já a Unimed Uberaba esteve na Casa do Cooperativismo Mineiro na quinta-feira (25). Fundada em 1971, a coop de saúde também procurou o Sistema Ocemg de olho no futuro da entidade, com foco nos recursos humanos da coop. O gerente de Gestão em Pessoas da Unimed Uberaba, Pedro Viriato, destaca a expectativa da cooperativa após a visita. “Iniciamos um projeto de investir em pessoas, em mão de obra. Não tem como falar do crescimento sem fortalecer a equipe”, destaca.

A Unimed Uberaba é o maior grupo de saúde do Triângulo Mineiro, com 527 cooperados, mais de 112 mil beneficiários e aproximadamente 1,2 mil colaboradores, formado pelo Centro de Atenção à Saúde (Casu), Centro Infantil, Unimed Saúde com laboratório e unidade de Oncologia, Centro de Reabilitação, Centro de Terapias Integradas, Clínica Pleno e Espaço Viver Bem com equipe multidisciplinar. Além de Uberaba, a área de atuação do grupo é composta por outros 16 municípios.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg