De portas abertas para apresentar a sua atuação no Estado, e para conhecer as demandas dos interlocutores municipais, o Sistema Ocemg recebeu, no dia 26 de maio, a visita do prefeito e do vice-prefeito de Curvelo, Luiz Paulo e Gustavo Nascimento, respectivamente, acompanhados pelo presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (SindiExtra), Luís Márcio.
Na oportunidade, eles puderam se inteirar sobre o trabalho desenvolvido pelo Sistema Ocemg, como cursos, capacitações, mentorias e programas, bem como a respeito da importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e a geração de trabalho e renda em Minas Gerais.
Os visitantes foram recebidos pelo presidente e pelo vice-presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato e Samuel Flam; pelo Superintendente do Sescoop/MG, Alexandre Gatti Lages, e pelas Gerentes de Relações Institucionais de Educação e Desenvolvimento Sustentável, Isabela Perez e Andrea Sayar.
Durante a visita, o prefeito Luiz Paulo solicitou apoio à organização para a formação de pessoas e grupos que desejam entrar no cooperativismo e entender mais sobre o segmento. De acordo com ele, a prefeitura tem interesse em abrir editais que possam contemplar as cooperativas de trabalho, para serviços que usualmente não são encontrados na cidade como, por exemplo, a capina, e contemplar outros, como os de catadores de lixo.
Para Scucato, é muito importante que os gestores municipais busquem saber mais sobre o cooperativismo como um segmento que gera trabalho, emprego e renda. “As cooperativas têm muito o que contribuir com as regiões nas quais elas estão inseridas e, quando os gestores municipais buscam conhecer de perto o trabalho realizado pelo cooperativismo, é gerada uma troca de experiências e todos ganham, em especial a sociedade”, frisou o presidente.