Durante o encontro, Professor Mateus Simões celebrou o impacto das cooperativas mineiras na economia estadual
A Casa do Cooperativismo Mineiro recebeu, na manhã do dia 30 de julho, a visita do vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões. O encontro com a diretoria do Sistema Ocemg marcou o fechamento do mês comemorativo do cooperativismo, que foi repleto de conquistas e celebrações para o setor, evidenciando o reconhecimento do Estado sobre a sua relevância.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressaltou a visita como um indicativo de novas realizações em prol das cooperativas. “Nosso setor está presente na vida dos mineiros, gerando empregos e movimentando a economia. Receber o Professor Mateus em nossa Casa reforça nossa convicção de que estamos no caminho certo”, afirmou. “O Sistema Ocemg segue apoiando as cooperativas, promovendo seu crescimento e fortalecimento constante”.
Durante a reunião, Alexandre Gatti Lages, superintendente do Sistema Ocemg, apresentou os dados do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro. “Em 2023, o cooperativismo movimentou R$129,7 bilhões em Minas Gerais, representando 12,6% do Produto Interno Bruto do Estado”, detalhou. “Além disso, tivemos um crescimento de quase 10% na movimentação econômica do setor em relação ao ano anterior”. Lages também destacou a empregabilidade do coop. “Hoje, somos 3,2 milhões de cooperados em 785 cooperativas”, informou. “Os ramos agropecuário, crédito, transporte e saúde representam 82,9% das cooperativas de Minas. Ao todo, o setor emprega 57,4 mil pessoas”.
O Professor Mateus Simões enfatizou a importância do coop. “O cooperativismo é um pilar essencial para o desenvolvimento do nosso Estado e do Brasil. É inspirador ver como as cooperativas estão presentes em praticamente todos os aspectos de nossa vida cotidiana, promovendo inclusão, sustentabilidade e crescimento econômico”, afirmou.
Ele exemplificou citando o cooperativismo de crédito. “As cooperativas deste ramo estão presentes em mais de 600 municípios do Estado e, em mais de 70 dessas cidades, são o único estabelecimento financeiro disponível”, afirmou. “Isso evidencia a dependência de nossa economia ao cooperativismo, um setor que promove uma produção mais participativa, permitindo a melhoria da renda dos cooperados e gestão profissional de seus negócios”.
O vice-governador concluiu destacando o potencial transformador do cooperativismo. “Através das cooperativas, podemos levar conhecimento técnico a cada pequeno negócio. A solidariedade, essência do cooperativismo, nos faz acreditar em um futuro mais próspero e positivo, tanto para a sociedade em geral quanto para nossos cooperados”, finalizou.
Julho foi marcado por celebrações e conquistas
A visita do vice-governador Professor Mateus Simões ao Sistema Ocemg encerrou o mês marcado por grandes avanços para o cooperativismo mineiro. Entre os destaques está a reforma tributária, com a aprovação do PLP nº 68/2024 na Câmara Federal, no dia 10. A maior parte dos pleitos do cooperativismo foi contemplada no texto aprovado pelos parlamentares, assegurando um tratamento tributário justo para o setor.
Ao longo de julho também houve uma série de comemorações e lançamentos promovidos pelo Sistema Ocemg, que evidenciaram o crescimento e a relevância das cooperativas em Minas Gerais. No dia 3, foi lançado o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2024, no Centro de Inovação e Espaços de Eventos Unimed-BH. A publicação destaca que 47% da população mineira está envolvida com o cooperativismo, além de trazer os números do coop de cada ramo.
Já no dia 6, a Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, foi palco de uma grande celebração do Dia de Cooperar – o Dia C. Cerca de 3 mil pessoas participaram do evento promovido pelo Sistema Ocemg, que contou com atividades culturais, educativas e sociais para toda a família, destacando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.
No dia 11, foi a vez de celebrar o 102º Dia Internacional do Cooperativismo. O evento reuniu autoridades, representantes de entidades classistas e muitos cooperativistas. Durante a solenidade, a Medalha do Mérito Cooperativista “Paulo de Souza Lima”, a mais alta comenda do cooperativismo mineiro, foi concedida à superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, e as coops mineiras cinquentenárias em 2024 também foram homenageadas.
Por fim, no dia 28, aconteceu a 12ª edição da Corrida da Cooperação, realizada na orla da Lagoa da Pampulha, reunindo 6 mil atletas. O evento foi marcado pela solidariedade e bem-estar. A arrecadação de 12 toneladas de alimentos não perecíveis, doados pelos atletas inscritos, foi um dos destaques da corrida e beneficiou 15 entidades filantrópicas.