O Sistema Ocemg continua seu trabalho com o Programa de Desenvolvimento Sustentável Local no município de Brumadinho e, no dia 5 de setembro, a entidade marcou presença em uma reunião na Associação Comunitária do Aranha / Brumadinho.
Nessa iniciativa, a Unidade Estadual Cooperativista conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O objetivo do programa é promover a organização socioeconômica de produtoras da agricultura familiar e artesãs. Participaram, na ocasião, 10 representantes do grupo.
De acordo com a analista do Sistema Ocemg, Lidiane Arantes, que esteve presente, o encontro teve a finalidade de dar continuidade à construção do diagnóstico participativo, trabalhando com o grupo os fatores que impulsionam a constituição da cooperativa. “O diagnóstico consiste em rodas de conversa para escuta e harmonização, utilizando técnicas de dinâmicas de grupo e buscando estabelecer a comunicação, integração e a cooperação para descobrir a realidade de cada uma, assim como levantando quais são as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do grupo”, explica.
Ainda segundo Lidiane, durante a reunião foram levantados alguns pontos que impulsionam a constituição da cooperativa dessas produtoras e artesãs: elas trabalham com o que amam e utilizam matéria prima que têm no próprio quintal. Outros fatores importantes são a união do grupo; o fato de Brumadinho ser uma das regiões mais bonitas próximas a Belo Horizonte, sendo uma região turística, com muitos acessos e com possibilidade de diversificação dos produtos.
A previsão é de que a próxima reunião seja realizada na primeira semana de outubro.