Selo ajuda consumidor a identificar produtos feitos com sustentabilidade, ética e compromisso com o desenvolvimento das comunidades
Uma imagem de fácil identificação, que associa um produto ou uma marca diretamente ao cooperativismo. Esse é o carimbo SomosCoop, lançado em 2019 pelo Sistema OCB para destacar os produtos e serviços do coop no mercado. Aqui, em Minas Gerais, o uso do carimbo cresceu significativamente, passando de 129 para 194 cooperativas entre 2023 e 2024, um aumento de 50%. A meta é continuar ampliando esse engajamento no Estado e em todo o país.
Ao adotar o carimbo SomosCoop, as cooperativas mineiras ajudam os consumidores a reconhecerem em seus produtos diferenciais importantes como a sustentabilidade, o interesse pelo desenvolvimento local e o respeito às diferenças. Com isso, as cooperativas ampliam sua visibilidade e reforçam seu papel como agentes de transformação nas comunidades onde atuam.
“Nossas coops vêm demonstrando compromisso, entendendo que o carimbo vai além de uma marca, é um símbolo de união e prosperidade compartilhada”, destaca a gerente de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg, Juliana Gomes de Carvalho. “Com o SomosCoop, as cooperativas mineiras fortalecem sua presença no mercado e se destacam como agentes de transformação e desenvolvimento em suas comunidades”.
Vale destacar: em 2023, Minas Gerais conquistou o 2º lugar no ranking nacional de cooperativas que mais utilizam o carimbo SomosCoop
Uso estratégico
A Cocatrel tem utilizado o carimbo SomosCoop como uma estratégia para aumentar a visibilidade de seus produtos e serviços no mercado. “Ao associar a marca Cocatrel ao SomosCoop, conseguimos comunicar claramente que somos uma cooperativa comprometida com os princípios cooperativistas, como a colaboração, a transparência e o desenvolvimento local”, explica o executivo de Marketing e Relacionamento da cooperativa, Lúcio Caldeira. “Isso tem nos destacado em um mercado competitivo, onde os consumidores estão cada vez mais atentos à origem e aos valores das empresas”.
O uso do carimbo também tem sido uma ferramenta de diferenciação para as ações socioambientais da cooperativa. “Utilizamos o selo em diversas frentes de comunicação, como embalagens, campanhas e eventos, o que fortalece a identidade cooperativista da Cocatrel e destaca nosso compromisso com práticas de sustentabilidade e responsabilidade social”, explica Lúcio.
Para o Sicoob Credialto, o carimbo SomosCoop é uma ferramenta essencial para aumentar a visibilidade e a valorização de seus produtos e serviços no mercado. Ele funciona como um “símbolo de qualidade”, associando a marca da cooperativa a valores como cooperação, sustentabilidade e responsabilidade social. “Isso gera reconhecimento imediato por parte dos consumidores, que cada vez mais valorizam empresas com essas características”, explica o presidente da singular, Nelson Soares de Melo.
Além disso, o carimbo atua como uma importante ferramenta de diferenciação em um mercado competitivo, ajudando a destacar os produtos e serviços cooperativistas como opções mais éticas e sustentáveis. “É por isso que usamos essa imagem em bandeiras, na calçada da cooperativa, em outdoors e também nas redes sociais, o que confere maior credibilidade à cooperativa, reforçando o nosso compromisso com a comunidade e as boas práticas de gestão”, explica Nelson
Sobre a marca
O desenvolvimento da marca do movimento e do carimbo Somos Coop foi baseado em dois conceitos fundamentais: a identidade visual do movimento cooperativista internacional, representada por elos, e a bandeira do Brasil. “A palavra ‘Somos’ reflete a união em torno do cooperativismo”, explica Lucas Badú, analista de comunicação do Sistema OCB.
Para as cooperativas, o uso do carimbo pode reduzir custos com marketing, já que facilita o processo de convencimento do consumidor. Ao mesmo tempo, para o público, é uma identificação clara, que facilita a decisão de compra. “Ele funciona como uma garantia de origem cooperativista, destacando os princípios éticos e sustentáveis do cooperativismo”, afirma Lucas.
Como usar?
O carimbo SomosCoop pode ser aplicado de várias maneiras, desde embalagens e materiais gráficos até fachadas e frotas. As cooperativas podem personalizar o selo de acordo com sua identidade visual ou manter as cores institucionais do SomosCoop, verde e amarelo. “Nosso objetivo era criar algo que fosse versátil e fácil de usar, independentemente do formato ou do suporte”, explica Lucas Badú. analista de comunicação do Sistema OCB.
Se sua cooperativa ainda não utiliza o carimbo, é simples começar!
- Acesse a Central da Marca no site do Movimento SomosCoop;
- Faça o cadastro da sua cooperativa e faça o download do manual de identidade visual do carimbo SomosCoop;
- Escolha entre diversas versões do carimbo para aplicar em embalagens, materiais de comunicação, frotas e muito mais. Além do carimbo, você terá acesso a outros recursos que ajudarão a sua cooperativa a evidenciar a força do cooperativismo.
ATENÇÃO!
Se você está com alguma dúvida ou precisa de apoio para a utilização do carimbo SomosCoop, entre em contato com a Gerência de Comunicação do Sistema Ocemg: [email protected] ou (31) 3025-4383.
O cooperativismo é um bom negócio, bora cooperar?
A campanha de divulgação do cooperativismo deste ano foi definida com base na última pesquisa de imagem encomendada pelo Sistema OCB, e revelou que os brasileiros ainda não entendem que o cooperativismo é um modelo de negócios, com foco em resultados. Para ampliar essa compreensão, foi lançada uma nova campanha SomosCoop com o mote “O cooperativismo é um bom negócio. Bora cooperar?”. Confira o vídeo da campanha.