
Adesão ao selo fortalece o cooperativismo em Minas Gerais e amplia reconhecimento da marca
O melhor momento para mostrar o orgulho de ser coop é agora. Em pleno Ano Internacional das Cooperativas, o modelo de negócios cooperativista estará em evidência no Brasil e no mundo. Essa visibilidade torna ainda mais estratégica a adoção do carimbo SomosCoop nas embalagens de produtos, frotas, fachadas, uniformes e materiais de comunicação da sua cooperativa.
Desde a sua criação, em 2019, o selo tem evidenciado que aqueles produtos e serviços são produzidos de forma justa e sustentável por uma cooperativa. Atualmente, uma em cada quatro cooperativas brasileiras já utiliza o carimbo para se diferenciar no mercado. Em Minas Gerais, a adesão ao selo cresceu 50% no último ano (em relação ao ano anterior), um reflexo do fortalecimento do cooperativismo e da valorização da identidade cooperativista.
“O carimbo SomosCoop é mais do que uma marca, ele é um símbolo de união e prosperidade compartilhada. As cooperativas mineiras sabem disso e vêm demonstrando engajamento na adesão”, destaca o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
Se sua cooperativa já utiliza o carimbo em embalagens, pontos de atendimento, uniformes, frotas ou outros materiais institucionais, compartilhe essa iniciativa e fortaleça ainda mais o movimento cooperativista. Quanto maior a adesão, maior será o impacto e o reconhecimento da marca SomosCoop em Minas Gerais e em todo o país.
Agora, se sua coop ainda não faz parte do movimento, veja como é simples participar:
1. Acesse a Central da Marca no site do Movimento SomosCoop.
2. Faça o cadastro da sua cooperativa e baixe o manual de identidade visual do carimbo.
3. Escolha entre as diversas versões do selo a que melhor se adequa para aplicação em embalagens, materiais de comunicação, fachadas e outras opções na sua coop.
Impacto e estratégia
O carimbo SomosCoop facilita a identificação de produtos e serviços de origem cooperativista, auxiliando consumidores na tomada de decisão. Para as cooperativas, a adesão ao selo fortalece a identidade visual do setor, amplia sua visibilidade no mercado e gera confiança no público. Além disso, a unificação e padronização da comunicação pode reduzir custos de marketing, tornando as ações mais eficientes.
“Mais que uma marca, trata-se de um símbolo da força do cooperativismo. Ao utilizá-lo, as cooperativas ajudam a consolidar o movimento, tornando-o mais reconhecido e valorizado pela sociedade”, destaca o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
Reposicionamento de marca
Uma das coops mais tradicionais do Estado, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR) passou por um reposicionamento de marca e encontrou no carimbo SomosCoop um aliado para reafirmar sua identidade cooperativista e sua atuação consolidada no mercado. Segundo a gerente de Comunicação e Marketing da CCPR, Ayla Micheline, além de destacar os diferenciais do modelo de negócios da central, o uso do carimbo é uma forma de disseminar os princípios e valores cooperativistas tanto para os cooperados quanto para o público geral.
“O selo veio como uma chancela dessa transformação, nos ajudando a fortalecer a cultura cooperativista internamente e a comunicar ao mercado que nosso propósito vai além do lucro, promovendo desenvolvimento coletivo e crescimento sustentável”, explica. A CCPR utiliza o carimbo SomosCoop em campanhas, materiais gráficos, redes sociais e nas embalagens de rações e suplementos minerais.
Diferencial competitivo
A cooperativa educacional Colégio Novo Milênio (Cootec) viu no carimbo SomosCoop uma oportunidade de mostrar ao público que sua atuação vai além da educação tradicional, reforçando os diferenciais cooperativistas em um mercado tão concorrido. “O uso da marca SomosCoop nos permite expor para a comunidade o principal diferencial da nossa instituição perante as outras escolas locais”, afirma o presidente da coop, Vander Scalioni de Pádua. “Isso despertou o interesse das pessoas em entenderem mais sobre o que significa ser uma cooperativa. Tivemos um caso recente em que uma mãe veio até nós após ver o carimbo na campanha de matrículas. Ela quis saber mais sobre o cooperativismo e acabou se tornando cooperada”.
Além de aumentar a visibilidade externa, a adesão ao selo fortaleceu a cultura cooperativista dentro da escola, segundo Pádua. A marca está presente em todos os materiais da Cootec, desde documentos internos até campanhas institucionais. “Esse impacto é tão nítido que, no ano passado, tivemos a fundação de uma cooperativa de café pelos nossos alunos, dentro do programa de iniciação científica”, destaca.
Caso tenha dúvidas ou precise de apoio, entre em contato com a Gerência de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg:
📞 (31) 3169-4383