Periódico destaca o impacto positivo do cooperativismo nas comunidades
Saiu a terceira edição da Cooperação em Revista, publicação trimestral do Sistema Ocemg que destaca o trabalho, as conquistas e a importância do cooperativismo em Minas Gerais. A revista vem recheada de histórias inspiradoras relacionadas à cooperação e se consolida como uma importante fonte de informações sobre o modelo de negócio no Estado mineiro.
A reportagem de capa, “Crédito na Praça”, mostra o crescente papel das cooperativas de crédito em proporcionar acesso financeiro a milhões de brasileiros. Com enfoque em Minas Gerais, onde elas estão presentes em mais de 3/4 dos municípios, o texto mostra como elas estão estimulando o desenvolvimento econômico dos cooperados.
Já a matéria “Ouro de Minas – Cooperação no São Francisco” mostra iniciativas como a criação de tilápias em Morada Nova de Minas, que impulsiona a economia local, além de gerar emprego e renda para muitas famílias. São histórias marcantes que mostram o quanto o cooperativismo é importante para a vida de milhares de pessoas da região.
A imagem do cooperativismo também é um dos destaques nesta edição. A Cooperação em Revista repercutiu uma pesquisa feita pelo Sistema OCB, segundo a qual 88% dos brasileiros consideram o cooperativismo como um modelo de negócios moderno, inovador e atual. Em Minas Gerais, nove em cada dez pessoas têm uma visão positiva do cooperativismo.
A entrevista da revista é com a atriz Denise Fraga, que destaca a “revolução da escuta”. No bate-papo, ela conta suas histórias defendendo a gentileza e a escuta ativa como ferramentas para transformar o mundo.
A publicação também apresenta o Programa Agente de Transformação e Prosperidade Social (ATPS), criado pelo Sistema Ocemg, no intuito de promover projetos de desenvolvimento sustentável, abrangendo aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais locais. Outro objetivo importante do programa é estimular e auxiliar as coops a assumirem seu papel de agentes de transformação e prosperidade social nas suas áreas de atuação, através de ações consistentes e de impactos efetivos.
A revista traz ainda o texto “O trabalho cooperativo em diferentes ramos”, que mostra como a intercooperação fortalece o modelo cooperativista impulsionando redes sustentáveis. Na matéria, a Cooperativa Central de Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) e a Coopmetro exemplificam como unir cooperativas com atuações distintas a partir de parcerias estratégicas, garantindo a eficiência e prosperidade financeira e mostrando os benefícios duradouros da intercooperação.
Todas as pautas, segundo a gerente de Comunicação Institucional, Juliana Gomes, foram pensadas para mostrar o impacto positivo do setor e os desafios e oportunidades para o futuro. “Queremos que os leitores se sintam motivados a participar ativamente desse movimento, percebendo que cada um tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e próspera”, destaca Juliana.
Clique aqui e acesse a revista digital. Boa leitura!