Imagem - Ocemg
Notícias

Treinamento sobre novidades do eSocial é oferecido pelo Sistema Ocemg

26/03/2019
Imagem - Ocemg

Nos dias 21 e 22 de março, a Casa do Cooperativismo Mineiro sediou um curso importante para as cooperativas: eSocial (Novo Sistema de Controle das Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e fiscais) – Versão 2.5. Vinte e nove profissionais de cooperativas participaram das aulas.

O intuito do treinamento foi orientar sobre o sistema eSocial instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, que está sendo implementado pelo governo como ferramenta de controle do cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias, contábeis e fiscais pelos empregadores/contribuintes.

O eSocial é uma proposta do governo para simplificar e unificar o envio das informações sobre a área trabalhista das empresas e cooperativas, englobando declarações como CAGED, RAIS, GFIP, DIRF, entre outras. Porém, a substituição do formato como eram enviados os dados anteriormente – os documentos eram cobrados de forma individual – para o eSocial tem sido gradual. O projeto já está na sua quinta e última fase de implementação, em que deverão ser enviados dados de saúde e segurança do trabalhador.

Além de prometer simplificar o processo de envio das informações trabalhistas para as empresas, o eSocial pretende ainda facilitar a capacidade de fiscalização pelo Estado e, com isso, melhorar a formulação de políticas públicas, já que o governo passará a contar com uma fonte de informação única.

Segundo Rodrigo Dolabela, instrutor do Sistema Ocemg, existe um estranhamento inicial com a ferramenta, que carece do cuidado dos profissionais setor trabalhista das cooperativas. “Neste momento inicial, a sensação é de que o trabalho de vocês dobrou em quantidade, mas, nos próximos anos, ele diminuirá em função da unificação do envio dos dados para o governo”, frisou. Ele comentou ainda que o eSocial não pensou nas particularidades das cooperativas, portanto é preciso muita atenção e atualização dos profissionais a fim de cumprir as exigências.

Driely Rocha, engenheira de Segurança do Trabalho da Unimed-BH, comentou que o treinamento serviu para tirar dúvidas e trocar experiências. “Somos empresa-piloto do eSocial, então estamos entrando agora na primeira fase dos eventos de saúde e segurança, ou seja, já estamos fazendo os envios. Minha participação no curso foi para conhecer o que as cooperativas estão colocando em prática nesse sentido, porque não existe uma legislação específica para essa área”, comentou.

Antenada com as novidades sobre a legislação que envolve o assunto, Cristiane Martins, contadora do Sicoob Crediserv, participou do curso para reciclar os conhecimentos. “Mesmo estando a par do tema, quando você coloca a mão na massa é que começam a aparecer os problemas e dúvidas”, alertou. Segundo ela, a princípio o eSocial causa estranhamento, mas com a vivência operacional será possível trabalhar com mais tranquilidade.

Nos dias 23 e 30 de abril, nas cidades de Unaí e Ouro Preto, respectivamente, serão ministrados cursos com a mesma temática. As cooperativas interessadas podem se inscrever clicando aqui.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg