Imagem - Ocemg
Notícias

Trilha Prática para a Excelência reforça a importância do relacionamento com o cooperado

04/03/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Novo projeto do Sistema Ocemg é destinado às cooperativas do nível Primeiros Passos que receberam o Selo no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão em 2023.

 

Com o objetivo de discutir estratégias de melhoria da gestão e governança adotadas pelas cooperativas e oferecer soluções práticas por meio de conhecimentos específicos, o Sistema Ocemg lançou, no dia 29 de fevereiro, a Trilha Prática para a Excelência. O evento foi realizado em formato de seminário, no auditório da Casa do Cooperativismo Mineiro, em Belo Horizonte.

O novo projeto da Organização é destinado às cooperativas do nível Primeiros Passos que ganharam o Selo no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão em 2023. Trata-se de um programa prático com foco nas oportunidades de melhorias apresentadas pelas cooperativas participantes. A Trilha está dividida em seis módulos, na modalidade on-line, com os temas governança, relacionamento com partes interessadas, pessoas, atuação social, processos e orçamentos. Além disso, as coops serão preparadas de forma organizada e sistemática para que obtenham ainda mais êxito na próxima edição do Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão, em 2025.

Em sua fala, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, lembrou que o modelo de negócios cooperativista costuma despertar paixão nas pessoas, mas enfatizou que é necessário dar um impulso prático a esse sentimento. “É preciso transformar essa paixão em virtude. E, para isso, é preciso ter coragem, se capacitar e realizar”, confirma.

“Eu estou há 73 anos no cooperativismo, sem ter me afastado um dia sequer. Por isso, estou aqui e a minha obrigação é falar a verdade para vocês, que estão começando agora uma trilha de caminho para a excelência. Quero ver todos vocês sendo premiados. Precisamos ser estratégicos e conduzir os processos para alcançar sempre melhores resultados”, sinaliza.

Ele citou o acelerado processo de transformações que acontece em todos os setores no mundo, em especial na área tecnológica e dos negócios para demonstrar a importância de estar preparado para alavancar processos e êxito no mercado.

 

Concorrência intensa

Na ocasião, Sandro Magaldi, consultor e autor de oito livros de negócios – entre eles o best seller Gestão do Amanhã, ministrou a palestra “Você está preparado para a gestão do amanhã?”. Utilizando como gancho a fala do presidente do Sistema Ocemg, Magaldi destacou que a criação do valor de comunidade é o caminho a ser trilhado para que seja possível enfrentar as ameaças constantes da concorrência cada vez mais presente e rápida nos tempos atuais.

“A sociedade mudou e a transformação no mundo empresarial é imensa. Hoje convivemos com uma alta dose de instabilidade e imprevisibilidade no nosso negócio. O que está por trás de tudo é a tecnologia. Ela está cada vez mais poderosa. Mas não é só isso. Ela está também mais acessível. E qual a influência disso no mundo de negócios?”, indaga.

Para ele, “atualmente é possível penetrar em mais mercados do que antes, porque os caminhos estão facilitados. E a consequência imediata disso é a concorrência em todos os segmentos de atuação”.

O consultor recordou que a vantagem competitiva duradoura, que foi a mola propulsora dos negócios para muitas empresas em outras épocas, não existe mais. “Se as coops fizerem tudo certo, mas não se adaptarem ao novo mundo, estarão em risco. Por isso, a palavra-chave é inovação. E a partir desse processo da Trilha para a Excelência, vocês se habilitam para isso, sabendo onde estão os seus pontos fortes, as suas capacidades. Vamos olhar para dentro, e também para fora. Quais são as demandas do nosso cooperado, do nosso cliente? Quais são as alavancas de vantagem? Aproveitem a plataforma que o programa oferece a vocês”, alerta.

 

Diferencial: relacionamento

Na palestra “A Busca pela Excelência: Propósito, Processos e Performance”, a consultora Luciana Lima apresentou o projeto “Trilha Prática para a Excelência”, destacando que o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e a Trilha para a Excelência são as ferramentas para que a melhoria de gestão e de governança nas cooperativas seja alcançada. “A gente tem a ferramenta, mas são vocês que fazem. São vocês que vão ter os insights, as ideias, e escrever os padrões”, pontuou.

Ela explicou que ter clareza sobre o objetivo é o ponto de partida para aquilo que se pretende fazer. “Qual o propósito, aonde eu quero chegar? Temos que saber de forma objetiva o que pretendemos fazer. A partir do PDGC, será possível organizar o investimento que vocês farão, para que sejam alcançadas as metas.”

Uma das cooperativas presentes no Seminário foi o Sicoob Crediverde, do Sudoeste Mineiro, criada em 1989 em Divinópolis. Seu representante, Renato Resende, que integra o Conselho de Administração da entidade, destacou a troca de experiências com outros cooperados no evento. “O intercâmbio com cooperados de outros ramos de trabalho e de outras regiões de Minas reflete muito os temas abordados nas palestras, que têm sido aliás de altíssimo nível. Eu vejo que o PDGC tem contribuído nos nossos processos, e no alinhamento do olhar voltado para o nosso propósito. Com o apoio do Sistema Ocemg, estamos conseguindo alinhar os nossos objetivos, de acordo com o nosso planejamento estratégico”, disse.

De acordo com Resende, o programa é uma junção de experiências saudáveis que proporcionam o crescimento das cooperativas. O Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão é um reconhecimento de todo esse trabalho. E com o engajamento e o alinhamento da nossa equipe, a rotina fica até mais leve e saudável para todos.”

Magali Maciel, presidente da cooperativa Uniodonto Sudeste Mineiro, avalia que a participação na Trilha para a Excelência tem sido muito importante para o processo de evolução na gestão e governança na cooperativa. “Percebemos nossa evolução a olhos vistos, desde quando iniciamos esse processo, em 2014, até o patamar em que nós chegamos hoje. No início do PDGC, a gente percebia que o pessoal preenchia e enviava no automático, porque tinha que cumprir uma determinação, mas depois nós vimos a importância de todas aquelas questões nos nossos processos de melhoria contínua”.

O tradicional e valorizado café mineiro se fez presente no seminário por meio da Cocarive (Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde), de Carmo de Minas. A contadora da entidade, Izelene Batista, diz que participar do evento representa muito para o seu crescimento pessoal e profissional. “É uma oportunidade valiosa poder mudar a nossa performance, as nossas atitudes. Há dois anos, desenvolvemos processos dentro da cooperativa e já evoluímos bastante. Temos que subir um degrau de cada vez, para quem sabe conseguirmos esse prêmio”, disse animada.

 

Relacionamento

O evento contou também com painel “Estratégias e partes interessadas”. O professor Nemízio Souza apresentou reflexões e provocações sobre relacionamentos nas coops e quais são as estratégias de melhoria. Algumas perguntas-chave, questões estratégicas, como o que fazer com as informações coletadas com os cooperados, também foram abordadas em sua fala.

Nemízio estimulou a criar mecanismos para que o quadro de cooperados seja conhecido de forma efetiva. Segundo ele, a segmentação deste universo é fundamental e estratégica. Para o professor, é importante agrupar o quadro de cooperados pelo perfil que cada grupo tem, sem esquecer dos mecanismos de governança utilizados para promover esse relacionamento. “Por isso, é fundamental que a cooperativa estabeleça canais onde os cooperados possam se manifestar. E a gestão dessas informações é o ponto central de tudo isso”, observa.

 

Como será o projeto

O seminário contou com a presença de dirigentes e colaboradores de 39 cooperativas de quatro ramos: saúde, crédito, trabalho e transporte. Na ocasião, o analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento das Cooperativas do Sistema Ocemg, Dener Souza, explicou como será o desenvolvimento do projeto ao longo do ano.

“Este projeto tem um diferencial em relação ao escopo de ações que o Sistema Ocemg já oferece: ele foi desenvolvido especificamente a partir de uma análise do perfil de um grupo de cooperativas que se destacaram ao ganhar o Selo no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A proposta será implementada por meio de uma Trilha de seis encontros, em que serão abordados os seguintes temas: Governança, Relacionamento com Partes Interessadas; Pessoas; Atuação Social; Processos e Planejamento Orçamentário. Cada um dos encontros terá duração de quatro horas. A abordagem será de natureza bem prática, através do compartilhamento de materiais e informações. O objetivo é preparar as cooperativas para que possam concorrer ao Prêmio em 2025. Os encontros terão início em abril e se encerram em setembro deste ano”, explicou.

O analista reforçou a importância do envolvimento de todas as equipes no processo, que é o maior desafio deste trabalho. “Com a Trilha, iremos oferecer soluções direcionadas para uma abordagem prática, a fim de que a melhoria da gestão e da governança se torne uma realidade. Como se trata de um grupo grande e heterogêneo, precisamos do engajamento destes públicos. Por isso, é preciso que as pessoas envolvam os seus pares nas cooperativas. É muito importante que todos se sintam motivados para continuar participando desse processo, que na verdade não é de um ano apenas, mas é um processo contínuo”, disse.

 

Confira as fotos do evento.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg