O Sistema Ocemg realizou, entre os dias 8 e 11 de fevereiro, a primeira turma do ano do Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas (Formacoop) exclusiva para o Ramo Crédito. As aulas aconteceram em formato online, contando com a participação de 35 pessoas.
A analista da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável da organização, Thais Leite, explicou que o curso foi desenvolvido tendo em vista as especificidades do Ramo Crédito. O Programa contempla ao todo, 10 módulos, que passam por temas importantes como gestão de pessoas, liderança, governança, entre outros.
Para dar início às aulas, o assunto abordado foram as Bases Doutrinárias e a Natureza Empresarial das Cooperativas, ministrado pelo instrutor do Sistema Ocemg, José Coury. Ele falou sobre os conceitos e sobre como nasceu o cooperativismo, contextualizando com os tempos atuais. “Cooperativa é uma organização social, porque é feita por pessoas, mas é um negócio também. Sem o lado econômico, ela não se sustenta”, ressaltou.
Para exemplificar, ele traçou um paralelo entre empresas do capitalismo consciente e o cooperativismo, frisando que no mundo empresarial ainda há o foco no lucro, enquanto nas cooperativas, existe a sobra, que vai para os cooperados: “Só teremos uma sustentabilidade do negócio cooperativo se tivermos segurança das sobras, do dinheiro sobrando para ser reinvestido na cooperativa”, complementou.
Um dos participantes, o gerente Geral do Sicoob Arcomcredi, Luciano Vagner Ferreira, agradeceu a oportunidade de integrar o curso e frisou que, mesmo à distância, foi como se o grupo estivesse junto presencialmente. “Estou ansioso para o próximo módulo”, frisou.
“Minha maior expectativa foi atendida nesses dias. Devemos resgatar a essência, bem como entender e aceitar nossa cultura cooperativista. Precisamos, antes de qualquer resultado, ter uma marca forte e ativa em nossa comunidade”, complementou a gerente de Agência do Sicoob Copersul, Érica Andrade.