Imagem - Ocemg
Notícias

Unimed Circuito das Águas celebra Dia do Meio Ambiente com ações de conscientização e coleta de lixo eletrônico

20/06/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Unimed Circuito das Águas realizou uma live, no dia 5 de junho, pelo Instagram, em parceria com o Instituto Superação, para falar de pegada de carbono e combate às mudanças climáticas.

A Unimed Circuito das Águas controla suas emissões de gases de efeito estufa desde 2011, realizando o Inventário de Carbono, que contabiliza as emissões relacionadas às atividades da cooperativa, e neutralizando essas emissões por meio do plantio de árvores.

O Instituto Superação, ONG ambiental que atua na preservação de florestas e na educação ambiental na Serra da Mantiqueira, é parceiro da Unimed nos plantios. A organização participou da live para explicar melhor o tema à população, reforçando que cada pessoa pode fazer a sua parte, atuando de forma responsável no consumo de recursos naturais.

No dia 24 de junho, a ação será realizada em parceria com o Inatel, para coleta de lixo eletrônico, colaborando assim para destinar corretamente resíduos que podem ser recuperados ou reciclados.

Muitos utensílios, quando deixam de funcionar e não são mais aproveitados, viram lixo eletrônico. O Brasil é o quinto maior gerador desse lixo no mundo. Mesmo assim, muita gente ainda não sabe o que é esse tipo de resíduo e como ele deve ser descartado para evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana.

A maior parte dos eletroeletrônicos contém metais pesados em sua fabricação, e por isso não deve ir para o lixo comum, porque colocam em risco a saúde pública e o meio ambiente. Segundo a Agência Brasil de Comunicação, a maior parte dos brasileiros (87%) já ouviu falar em lixo eletrônico. Desses, 33% acreditam que o lixo eletrônico está relacionado ao meio digital, como spame-mails, fotos ou arquivos, 42% associam esse lixo a aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos quebrados e 3% consideram como resíduo eletrônico todos os aparelhos que já viraram lixo, ou seja, que foram descartados – inclusive aqueles que acabam depositados incorretamente em aterros ou na natureza.

Apenas o Brasil descartou, em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% foram reciclados, de acordo com o relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas.

A coleta será realizada na Praça Brasil, em São Lourenço, no dia 24/06, entre 9h e 12h. Todo o material coletado será levado pela Unimed até o Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, onde o Projeto Casa Viva faz a triagem para encaminhar os itens a serem consertados e reaproveitados pelos alunos ou destinados à reciclagem industrial.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg