Após um ano de extenso trabalho de revisão e implementação de novos processos para adequação à Resolução Normativa (RN) 277, a Unimed Circuito das Águas conquistou nível máximo no atendimento à norma.
A auditoria ocorreu no período entre 19 a 22 de novembro de 2019, feita pela DNV GL – Det Norske Veritas, que recomendou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a acreditação da cooperativa. Em dezembro a ANS confirmou a acreditação no nível I Ouro, máximo de acreditação. A RN, publicada pela ANS, é um importante diferencial para as operadoras de planos de saúde no atual mercado da saúde do Brasil.
?É uma conquista para nos orgulharmos. Principalmente porque temos uma equipe muito competente que trabalha duro pela excelência dos sistemas de gestão e da qualidade, incluindo todos os médicos cooperados, por colaborarem para que nosso compromisso de qualidade no atendimento ao cliente seja superado a cada dia?, frisou o presidente da cooperativa Musse José Matuck.
Sobre a RN 277
Criada pela ANS em 2011, a RV 277 trata da instituição do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde. Inspirada em padrões internacionais, a Resolução Normativa tem como objetivo incentivar a melhoria continuada na qualidade assistencial da saúde suplementar, a partir do estimulo à adoção das melhores práticas por parte das operadoras.
Participar do processo de acreditação da RN 277 pela ANS é uma forma de certificar a excelência da administração da cooperativa, a satisfação dos clientes e a qualidade da estrutura e da operação dos serviços de saúde oferecidos. Trata-se de um programa de adesão voluntária, baseado em elevados padrões de qualidade e de gestão. “Ao participar do Programa de Acreditação, percebemos que vários requisitos previstos na RN 277 foram atendidos em virtude da participação da cooperativa no PDGC, que tem foco no desenvolvimento da governança e gestão, enquanto a RN, em complemento, tem foco na qualificação dos serviços de saúde prestados aos clientes dos planos de saúde”, explicou o superintendente executivo da Unimed Circuito das Águas, Márcio Dias Vieira.
O processo de avaliação é realizado por entidades independentes de acreditação, homologadas pela ANS e habilitadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Em seguida, as avaliações são submetidas à homologação da ANS.