Com foco na disseminação do cooperativismo, a Unimed Circuito das Águas, em parceria com o Sistema Ocemg, implementa, este ano, o Programa de Educação Cooperativa (PEC) na cidade de Soledade de Minas.
No dia 24 de abril, aconteceu a capacitação dos professores, diretores e pedagogos do município que irão trabalhar no programa. O curso foi ministrado pela analista da Gerência de Capacitação do Sistema Ocemg, Fabiana da Silva Pereira, que apresentou também o material didático do programa que orientará os docentes.
A decisão por trabalhar com o PEC nas escolas da região está alinhada aos objetivos da diretoria da Unimed Circuito das Águas. “Ao inserir o cooperativismo na educação fundamental, estamos preparando os jovens para o futuro, pois acreditamos fortemente que ele é um modelo de negócio que só tende a crescer, impulsionando o desenvolvimento do nosso país”, ressalta o presidente da cooperativa, Musse José Matuck.
“O primeiro passo foi dado e temos certeza que renderá muitos frutos, pois a equipe de educação do nosso município é referência, com excelentes profissionais”, disse a vice-prefeita de Soledade de Minas Rosângela de Carvalho, que também participou da capacitação.
O PEC é realizado pelo Sistema Ocemg e tem o objetivo de inserir o cooperativismo, seus valores e princípios, na educação de crianças do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de forma transversal à grade curricular das escolas. Em todo o Estado, o PEC envolve 27 cooperativas, em 33 municípios, alcançando mais de 18 mil alunos e 2,5 mil educadores em 210 escolas.