A Unimed Circuito das Águas e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed/MG) se reuniram no dia 19 de novembro para realizar o segundo módulo do Seminário de Educação Cooperativista e Formação de Lideranças.
O evento aconteceu por videoconferência, assim como no primeiro módulo em 12/11. Na oportunidade, mais de 40 médicos cooperados participaram do debate sobre o tema “Ética médica e defesa profissional”.
Sobre a parceria com entidades do setor, o presidente da Unimed Circuito das Águas, Musse José Matuck, ressaltou que “a aproximação com o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) e o Sinmed-MG é fundamental para o fortalecimento da classe médica, que desempenha papel tão importante neste momento de pandemia, de total dedicação e comprometimento dos profissionais de saúde”. O dirigente falou ainda sobre como fortalecer o sistema cooperativista é fundamental neste cenário de aviltamento do trabalho médico, exemplificando que a cooperativa investe na verticalização, com a compra de novas instalações para Atenção à Saúde e construção de um Hospital próprio.
Já o presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça, agradeceu pela oportunidade de participar do Seminário, levando conhecimento aos médicos do Circuito das Águas. Ele ressaltou a importância da união da classe na defesa de seus direitos.
Na primeira palestra, ministrada pelo diretor Jurídico Institucional do Sinmed-MG e conselheiro do CRM-MG, Ricardo Hernane, foi debatido o tópico Princípios do Código de Ética Médica – responsabilidades do médico, remuneração, relação entre médicos, relação médico-paciente, direitos humanos e publicidade.
As responsabilidades do ato médico: direitos civil e penal; processos e procedimentos ético disciplinares foram tema da segunda apresentação, de Daniel Mendes, assessor Jurídico do Sinmed-MG. Por fim, o assunto Panorama do mercado de trabalho médico foi abordado pelo diretor de Formação Sindical e Filiação do Sinmed-MG, Marconi Soares de Moura.