Desde 2016, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu implantar o Projeto Idoso do Bem Cuidado. Assim, dentre as 67 operadoras de planos de saúde, a Unimed Poços de Caldas foi a única escolhida da região Sul de Minas Gerais.
De lá para cá, o Projeto foi desenvolvido como parte do Programa Viver Bem da Unimed Poços e foi se transformando, de projeto piloto em algo definitivo e tem alcançado excelentes resultados. “Começamos com 300 e já temos mais de 1500 inscritos e ainda ampliamos as atividades da Geriatria para prestar um serviço ainda melhor”, comemorou a supervisora do Programa Viver Bem, Iara Pimenta.
A supervisora explica que o objetivo é promover ações direcionadas às pessoas cadastradas, com mais de 60 anos de idade. Promoção à saúde e boas práticas, assim como prevenção e gerenciamentos de doenças crônicas são pautas constantes para os beneficiários.
“Trabalhamos com a coordenação do cuidado para diminuir e evitar entradas em pronto-socorro e internações. Para isso, estimulamos e oferecemos atividades físicas, oficinas de memória e de trabalhos manuais, além de palestras para os cuidadores sobre questões do envelhecimento e prevenção de quedas. Outro ponto a ser considerado como positivo para o programa são as reuniões com familiares para discutir as dificuldades no atendimento. O que presenciamos é a melhoria da qualidade de vida dos idosos, sobretudo dos que apresentam doenças crônicas e degenerativas”, pontuou a supervisora.