Com o objetivo de proteger e informar a população, a Unimed São Sebastião do Paraíso criou um serviço de teleorientações sobre o novo coronavírus. Lançada em 30 de março, a iniciativa faz parte do projeto do Dia de Cooperar (Dia C) e é destinada a toda população gratuitamente.
O atendimento telefônico é realizado por médicos cooperados, que atuam em sistema de revezamento em três linhas de celulares disponibilizadas pela cooperativa, em turnos de atendimento das 8 às 20h, de segunda à sexta-feira.
O serviço pode ser utilizado por meio de ligações telefônicas ou chamadas de WhatsApp, porém, não são respondidas perguntas enviadas por textos, vídeos ou áudios. Além disso, as ligações atendidas têm o foco exclusivo de sanar abordar dúvidas sobre o novo coronavírus.
Segundo o presidente da Unimed São Sebastião do Paraíso, Mateus Colombaroli, o serviço de teleatendimento não substitui a consulta médica, tendo em vista que pelo atendimento telefônico não é possível realizar a prescrição de medicamentos e fazer suposição de diagnóstico.
Com a adoção da medida, a cooperativa espera agir de forma a tranquilizar e conscientizar a população para a redução da sobrecarga indevida dos serviços de saúde e para a redução da propagação do Covid-19.
Até o momento, 300 ligações já foram recebidas pelos profissionais. A iniciativa deverá beneficiar direta ou indiretamente toda a população de São Sebastião do Paraíso, o que corresponde a 70.000 pessoas.