Falta menos de um mês para a celebração de mais um Dia de Cooperar (Dia C), considerado o maior movimento de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, que nasceu em Minas e completa 15 anos de criação este ano. No dia 1º de julho, sábado, as cooperativas mineiras vão realizar ações em todo o Estado para marcar a data. O Sistema Ocemg promoverá, na ocasião, evento gratuito e aberto ao público, na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, para as comemorações do dia. A programação inclui atrações culturais e gastronômicas, além de orientações para saúde e bem-estar da população.
A partir das 9h, quem passar pelo local poderá curtir muita música, brincadeiras para a criançada e conteúdo sobre o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil. Vai ter apresentação do Batuque Salubre, da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, dança com o grupo Soul Guetto, além de espetáculo com o grupo Maria Cutia e um show com o Charanga Pop.
Idealizado em 2009 pelo Sistema Ocemg, o programa Dia de Cooperar estimula o voluntariado nas cooperativas, que ao longo do ano promovem ações sociais nas comunidades em que estão inseridas, a fim de colaborar para um mundo mais justo e sustentável. O êxito do Dia C é tão grande em Minas que inspirou cooperativas de todo o Brasil, que hoje também desenvolvem o programa. A celebração acontece sempre no primeiro sábado de julho.
Em 2022, o programa beneficiou 586 mil pessoas, o equivalente à população de Juiz de Fora, na Zona da Mata, um dos municípios com maior número de habitantes do interior de Minas. As ações foram desenvolvidas por 271 cooperativas, contemplaram 365 municípios e mobilizaram 14 mil voluntários.
As iniciativas das cooperativas no Dia C em Minas atendem aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao longo do ano, as cooperativas desenvolvem várias campanhas, que envolvem, por exemplo, arrecadação e doação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade e entidades filantrópicas; recolhimento de fraldas para asilos; projetos voltados para a preservação ambiental, como palestras nas escolas sobre coleta seletiva e reciclagem; e até estímulo à doação de sangue para abastecer os bancos dos hospitais.
A programação é totalmente gratuita e aberta ao público. Clique aqui para ficar por dentro de todas as atrações. Venha cooperar!