Saiba como aplicar a identidade visual desta grande celebração na comunicação da sua coop
2025 será um marco na história do cooperativismo. Pela segunda vez na história, a Organização das Nações Unidas dedicará um ano inteiro à divulgação do impacto das cooperativas para a construção de um mundo melhor. E a sua cooperativa pode (e deve) participar desta grande celebração! Por isso, o Sistema Ocemg convida todas as cooperativas mineiras a inserirem a marca oficial do Ano — que acaba de ser lançada na versão em português — nas suas peças de comunicação, a partir do mês de janeiro.
“Precisamos aproveitar o apoio que teremos da ONU, em 2025, para mostrar ao mundo a força do cooperativismo”, conclama o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Essa será uma oportunidade ímpar de aumentar a visibilidade do nosso movimento, atrair novos cooperados e construir um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável do nosso modelo de negócio”.
A identidade visual, criada pela Aliança Cooperativa Internacional, para celebrar este momento apresenta elementos que simbolizam a sociedade, a economia e o meio ambiente, representando a capacidade das cooperativas de trabalharem juntas por objetivos compartilhados. Adotá-la reafirma o compromisso do setor com a redução da pobreza, a igualdade de gênero, o trabalho decente e a construção de comunidades mais inclusivas e sustentáveis.
“Para as cooperativas mineiras, este é um ótimo momento para evidenciar como iniciativas locais conseguem ajudar a resolver problemas globais”, acrescenta Scucato. “O Sistema Ocemg promoverá uma série de iniciativas para potencializar o impacto do Ano Internacional das Cooperativas e contamos com as nossas cooperativas para mostrar ao mundo porque nosso modelo de negócios ajuda a construir um mundo melhor para todos.”
Como aplicar a marca
A marca oficial do Ano Internacional das Cooperativas 2025, desenvolvida pela ONU, é um recurso estratégico para fortalecer a comunicação da iniciativa. A conexão entre pessoas e os princípios do desenvolvimento sustentável estão traduzidos nos elementos do logotipo que pode ser utilizado para promover ações locais e ampliar a visibilidade do setor.
Juliana Gomes, gerente de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg, ressalta que o uso adequado da marca vai além da identidade visual, criando uma conexão com o movimento global e realçando o impacto do cooperativismo em temas como inclusão social e sustentabilidade. “A marca criada pela ACI traduz os valores e os impactos do cooperativismo de forma acessível e visual”, explica Juliana, indicando sugestões de peças que podem receber a aplicação da marca. São elas:
- Materiais promocionais e institucionais (folders, banners, relatórios);
- Campanhas em redes sociais, alinhadas ao tema do Ano Internacional;
- Identidade visual em eventos, conferências e ações comunitárias.
A versão brasileira da marca do Ano Internacional das Cooperativas, está disponível na Central da Marca.
Sobre o Ano Internacional das Cooperativas
A ONU instituiu 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas para destacar a relevância do setor e promover iniciativas globais que impulsionem seu desenvolvimento. A proposta inclui revisões legislativas, cooperação técnica e maior representatividade do cooperativismo em debates estratégicos, ressaltando sua contribuição para a geração de empregos, inclusão social e combate à pobreza.
Em Minas Gerais, o movimento cooperativista tem a chance de aproveitar essa oportunidade para ampliar sua visibilidade. Segundo Ronaldo Scucato, o Ano Internacional conecta as ações locais a uma agenda global de impacto.”O reconhecimento da ONU é um marco para o setor, mas também um incentivo para fortalecermos nossa atuação. Em Minas, temos a oportunidade de transformar essa celebração em ações concretas que consolidem o nosso papel na construção de uma sociedade mais equilibrada e justa”, conclui.