Dois mil líderes cooperativistas estarão reunidos em evento internacional no Minascentro para aprendizado, troca de experiências e networking.
Daqui a uma semana, Belo Horizonte será a capital do cooperativismo da América Latina. Começou a contagem regressiva para a 9ª edição do World Coop Management (WCM’23), que acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro de 2023, no Centro de Convenções Minascentro.
O tão esperado evento tem como principal objetivo promover o desenvolvimento exponencial dos participantes em três eixos fundamentais: Criar, Agir e Vencer. Esses pilares refletem a missão de fortalecer o cooperativismo brasileiro, que no ano passado movimentou R$ 996,6 bilhões. Em Minas Gerais, foram R$ 118,4 bilhões, correspondendo a 12,8% do PIB mineiro.
O WCM’23 será um espaço de aprendizado, troca de experiências e networking para líderes cooperativistas, contribuindo assim para o fortalecimento do cooperativismo no Brasil e na América Latina. Com uma programação rica e diversificada, o congresso tem tudo para ser um marco na trajetória dessas importantes instituições e de seus líderes.
“A capacitação das pessoas é o caminho para que possamos alcançar sempre mais e melhores resultados. Se tivermos um time de excelência, com pessoas preparadas e com visão de longo prazo, ficará mais fácil enfrentar as mudanças de um mundo cada vez mais volátil, incerto e competitivo”, considera Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, entidade apoiadora do WCM desde sua primeira edição, em 2015.
Luiz Branco, fundador do WCM, diz que o congresso foi cuidadosamente planejado para abordar temas cruciais de forma transversal, incluindo estratégia, inovação, sustentabilidade, tecnologia, liderança e gestão. Ele lembra que muitos cooperativistas e líderes têm origens profissionais específicas, como médicos ou agricultores. “Embora sejam especialistas em seus campos, também necessitam de conhecimentos sólidos em gestão e liderança, para administrar as cooperativas e entidades de forma eficaz”, reforça.
O congresso está sendo preparado para oferecer o que há de mais atual no campo da gestão, inovação e oportunidades, para elevar ainda mais o nível de profissionalismo das lideranças envolvidas. O evento reunirá, em um único local, gestores e lideranças do setor cooperativo brasileiro, juntamente com influentes líderes do mercado, como Trebor Scholz, fundador da The News School’s Plataform Cooperativism Consortium; Paula Harraca, executiva, empreendedora, escritora, educadora e pensadora; Marcos Pontes, astronauta e senador da República; e Gustavo Borges, nadador olímpico e empresário.
Pela primeira vez, o evento acontecerá na versão presencial e também no metaverso. Serão cinco palcos, cerca de 100 palestrantes e pensadores, além de 80 países envolvidos.
Estande dos Sistemas Ocemg e OCB: carona com a Glenda Kozlowsk
Neste ano, os sistemas OCB e Ocemg irão repetir a dose na parceria do estande único das duas entidades. O destaque especial ficará por conta do SomosCoop na Estrada. Os visitantes poderão ter uma experiência de viajar virtualmente com a apresentadora Glenda Kozlowsk, sentados no banco do passageiro.
Por meio dos óculos de realidade virtual, ela vai falar sobre o projeto que tem rodado todo o Brasil, apresentando a rotina das cooperativas de forma leve e prática, mostrando como o cooperativismo acontece, desde suas atividades iniciais, até as melhorias que se espalham pelas comunidades onde essas cooperativas operam. Quem participar da experiência, poderá levar para casa um boné exclusivo do SomosCoop.
O estande também vai ter um lounge onde as pessoas poderão assistir ao vídeo da campanha #BoraCooperar, cujas peças são replicadas em veículos de comunicação como TV, rádio, podcasts, redes sociais, ônibus, metrô e em outdoors por todo o país. A campanha mostra como o coop tem ajudado na produção de alimentos, no atendimento à saúde, na inclusão financeira das pessoas, no cuidado ambiental e em muitos outros segmentos econômicos do Brasil.
O local terá ainda um espaço para o carimbo SomosCoop. Lá, os visitantes poderão entender como funciona, quais as vantagens de utilizar a marca nas peças de comunicação das cooperativas. O estande vai ter ainda um carrinho com produtos que já possuem o carimbo. “E é claro, não poderia faltar o espaço onde as pessoas poderão tomar um cafezinho especial das nossas cooperativas”, afirma Samara Araújo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB.
Outro destaque do estande é o game “Jornada Coop”. Nele, as coops poderão participar de um jogo em que vão identificar as soluções do Sistema OCB que já estão sendo aplicadas em suas instituições. Os jogadores ganharão brindes e participarão do sorteio de um Iphone.