Imagem - Ocemg
Notícias

Webinar do Sistema Ocemg aborda relevância econômica e social do cooperativismo

15/05/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O cooperativismo como face humana da economia foi tema da webinar do projeto OnCoop, do Sistema Ocemg, realizado na quarta-feira, 13 de abril, no canal do Youtube da organização. O assunto foi abordado pela especialista em cooperativismo e gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, e pelo Fundador da NHK Sustentabilidade e da Escola de Formação Empreendedora IDEE, Rafael Telo.

Andréa frisou, em sua fala, que “uma cooperativa precisa ser forte economicamente para desenvolver as questões sociais que são necessárias para a sobrevivência das pessoas”. Para a gestora, o negócio cooperativo é diferente dos demais porque tem uma orientação doutrinária muito forte desde o seu nascimento. “Os princípios e valores, que vêm desde 1844, quando da criação da primeira cooperativa, estão no nosso DNA cooperativista”, completou.

O foco das cooperativas no bem-estar das comunidades foi também destacado pelos debatedores, tendo em vista que, neste momento de pandemia do novo coronavírus, ele deve ser ainda mais acentuado. “Para aumentar o seu impacto nos municípios, as cooperativas devem seguir cada vez mais o 6º princípio cooperativista, que é a intercooperação. Quando temos, em um mesmo território, a possibilidade de parceria entre uma cooperativa de crédito, uma de consumo e uma agropecuária, temos uma grande rede de cooperação. E em uma situação de escassez de recursos e de atores para executarem uma iniciativa relevante de enfrentamento à Covid- 19, esta cooperação é muito relevante”, disse Telo.

Na mesma linha, Andréa reforçou sobre o Dia de Cooperar (Dia C) 2020, que, este ano, terá sua atenção voltada para amenizar os impactos da pandemia nas cidades mineiras e de todo o país. Além disso, o movimento seguirá as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e priorizará que as ações evitem aglomerações e sejam realizadas de maneira digital.

“Intercooperação e Interesse pela comunidade são os valores que mais dialogam com o Dia C. É importante que as cooperativas busquem compreender as necessidades de suas localidades para desenvolverem os projetos. Neste momento, as pessoas não estão precisando de ações grandiosas, elas carecem de iniciativas que sejam efetivas, seja para matar a fome, para trazer segurança, preservar a saúde ou levar o mínimo de alegria para a população”, explicou a gestora.

Como exemplo, o presidente do Sicoob Divicred, Urias Geraldo de Souza, falou sobre o que a cooperativa vem colocando em prática em sua comunidade. Reforma de uma clínica e doação de protetores faciais, produtos de limpeza, cestas básicas, leite para asilos e recursos para a fabricação de máscaras foram algumas das iniciativas citadas e que fazem parte da campanha do Dia C da organização.

Os debatedores frisaram ainda a importância de manter o foco no atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). O Dia C e as cooperativas brasileiras abraçaram os objetivos com vistas em contribuir para a construção de um mundo melhor.

Clique aqui e assista o debate na íntegra. O projeto OnCoop recebe convidados para falar sobre temas relevantes para o cooperativismo, de segunda a sexta-feira, às 14h30, no canal do Youtube do Sistema Ocemg.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg