Imagem - Ocemg
Notícias

Webinar Oncoop debate sobre os impactos do clima na agricultura

10/08/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Com foco em trazer os temas mais importantes para a gestão e o desenvolvimento das cooperativas mineiras, o Sistema Ocemg realizou, no dia 5 de agosto, uma edição especial do Projeto OnCoop de webinares, com o tema “Os Impactos do Clima na Agricultura”, no seu canal no Youtube.

Por ocasião das geadas ocorridas no mês de julho e os efeitos que este fenômeno climático implicaram às lavouras de algumas regiões do Estado, os convidados foram o pesquisador doutor da Embrapa, Williams Marques, e o pesquisador doutor da Epamig, Marcelo de Freitas Ribeiro.

Em sua fala, Marques explicou sobre as características meteorológicas e agronômicas das geadas, frisando que elas são sazonais e influenciadas pelos relevos de cada local, além de diferenciar os estágios que ela pode atingir a planta adulta ou os viveiros.

Sobre a possibilidade de haver, no futuro, alguma modificação genética para que aguentem mais as geadas, ele disse: “A planta já tem uma proteção quanto a isso, ela possui mecanismos na parte interna das células sem que haja nenhum movimento na sua parte genética. O que pode ocorrer é que, à medida que esses eventos se tornem mais frequentes na nossa região e isso chame a atenção dos melhoristas, que possam sim buscar variedades com pontos de congelamento ainda mais baixo”.

Já Ribeiro abordou os manejos e ações preventivas para as lavouras em relação às geadas, bem como o que deve ser feito depois da brotação e para as plantas adultas e até para os próximos meses. Segundo ele, apenas quando o período de chuvas, esperado para setembro, vier será possível que o produtor veja de fato o grau de afetação da lavoura e alertou que não façam intervenções após as geadas, justamente por não ser possível ter a extensão dos danos.

Além disso, ele reforçou a importância dos produtores se prepararem para esses fenômenos naturais, cada vez mais comuns devido ao aquecimento global, exemplificando que, este ano, as plantações foram afetadas também com seca e até granizo. Entre as dicas do pesquisador está a obtenção de um seguro rural e realizar as plantações em áreas aptas para receber cada tipo de cultura.

O Sistema Ocemg vem integrando discussões sobre o tema para subsidiar as cooperativas do ramo agropecuário atingidas pelas geadas. Entre as ações neste sentido, a entidade marcou presença em uma reunião, no dia 23 de julho, na cidade de Alfenas, em que participaram a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e a Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, além de representantes de organizações do setor e cooperativas como Cooxupé, Cocamig, Cocatrel, Coopercam, Minasul e outras.

Para assistir a íntegra da webinar, clique aqui.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg