“Neste cenário de incertezas, várias questões vêm sendo levantadas, principalmente, as que tangem uma ação colaborativa entre o produtor rural e o transportador para levar o produto de forma rápida e segura até a mesa do consumidor”. Assim o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti, abriu a webinar OnCoop de 22 de maio, e destacou ainda, que as cooperativas de horticulturas são responsáveis por 29% da produção do alho, 23% da cenoura, 10% do abacate e 5% da cebola em Minas Gerais, sinalizando ainda que as cooperativas de transporte possuem mais de 19 mil cooperados e uma frota de cerca de 13 mil veículos.
Os debatedores da videoconferência, o professor da Fundação Dom Cabral (FDC) Paulo Resende, o cooperado da Coopadap e Conselheiro Administrativo do Sescoop/MG, Jorge Kiryu, e o presidente da Federação das Cooperativas de Transporte de Minas Gerais (Fetranscoop-MG), Evaldo Matos, falaram sobre a importância desses setores a partir do panorama de pandemia do novo coronavírus.
Segundo Kiryu, a Coopadap produz cerca de 300 mil toneladas de alimentos por ano. “Toda essa produção precisa ser transportada e depende de uma cadeia de logística que seja eficiente, econômica e adequada”, frisou, explicando que a cooperativa atua em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, todo o Nordeste e Norte do Brasil. Ele complementou que, com a pandemia veio a desconfiança sobre o desabastecimento, que não ocorrerá segundo sua experiência, a não ser que um elo desta cadeia tão estruturada seja quebrado.
“O cooperativismo tem a oportunidade de renovar e potencializar suas forças, já que possui dois importantes ingredientes para se projetar no cenário atual: solidariedade e a cooperação”, reforçou Matos. Segundo ele, um processo de logística eficiente pode proporcionar uma boa experiência para os consumidores e para os demais agentes envolvidos na cadeia de abastecimento. “Nosso propósito deve estar unificado à vontade do nosso cliente final”, salientou.
Governança
Na webinar de ontem (25/5), foi apresentado o tema “A importância da boa governança em tempos de crise – A relevância do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) no cenário atual”. Na ocasião, a Consultora Sênior da MACH Treinamento e Desenvolvimento, Luciana Matos Santos, falou sobre a relevância do programa, frisando o apoio contínuo que o Sistema Ocemg oferece para as cooperativas.
Destacando que: “em tempos de crise é muito comum tomarmos decisões intempestivas, é tentador quebrar algumas regras e achar que para ser mais rápido pode-se ignorar o que é correto. Porém, se a regra não está adaptada para o período, é necessário mudar a regra. Tudo faz parte de um processo e temos que nos preocupar com a conformidade”.
Hoje, às 14h, no canal do Youtube do Sistema Ocemg, o OnCoop trará o debate “Humanização quando a tecnologia é implacável”, com a participação da professora da FDC Kedma Mano Nascimento, e da superintendente de Pessoas da Unimed-BH, Júnia Marçal.