Imagem - Ocemg
Notícias

Workshop discute uso de data-driven para melhorar a comunicação nas coops

27/06/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Quem trabalha com o cooperativismo sabe a força que esse setor tem no desenvolvimento econômico das regiões em que está presente e a transformação social que ele é capaz de provocar nas comunidades locais. Levar essa experiência para fora das cooperativas e tornar o modelo cooperativista conhecido e reconhecido pela sociedade, no entanto, ainda é um dos grandes desafios do negócio, como vem reforçando o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Durante o XXIV Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas Mineiras, realizado na sede da entidade, em Belo Horizonte, no dia 20 de julho, o dirigente bateu novamente na tecla: “o cooperativismo é tão importante para a economia, para o desenvolvimento cultural e social, e nós não falamos dele. É preciso mudar. Precisamos melhorar o trabalho de comunicação das cooperativas, cuidar da formação de talentos nessa área”.

Para Scucato, a tecnologia digital e a inteligência artificial devem ser usadas a favor da comunicação, “sem descaracterizar o humano na escrita, na fala e no pensamento”. Tecnologia, a propósito, foi o tema central do workshop com os comunicadores, que foi ministrado pela expert em gestão da reputação, Karla de Melo, considerada Top 10 entre os profissionais de comunicação corporativa em 2020 pela Mega Brasil. Ela falou sobre a cultura data-driven na comunicação das organizações.

Com foco nas cooperativas, Karla frisou a necessidade de uma comunicação orientada para resultados, a partir de uma análise de dados que seja estratégica e constante, permitindo a formação de um histórico de comparação. “A reputação da organização é um instrumento importante para se conhecer a percepção do público e entender o que está gerando resultados para o negócio”, explicou.

Para fazer um plano de comunicação, portanto, deve-se mapear os indicadores de resultados. Segundo Karla, o que uma cooperativa ou qualquer outro modelo de negócio comunica deve ser consoante com o que está sendo entregue ao mercado.

Em sua opinião, a maturidade das organizações brasileiras é ainda bastante desequilibrada no que se refere ao uso do data-driven, ou seja, enquanto algumas já se encontram avançadas nessa cultura, outras ainda estão tateando. Mais conhecimento técnico e olhar estratégico na elaboração de planos de comunicação é o que a especialista orienta para nivelar as corporações na implantação dessa prática.

O XXIV Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas Mineiras contou com 80 participantes, representantes de cooperativas presentes em todo o estado. O workshop permitiu a esses profissionais ampliar e aprofundar o conhecimento a respeito da gestão da reputação e do estabelecimento de indicadores de comunicação nas coops, a partir de dados, pesquisas e métricas específicas.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg