Imagem - Ocemg
Notícias

Workshop estimula protagonismo de jovens e mulheres do Estado

07/03/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg realizou, em 1º de março, o segundo workshop de 2023 para estimular a formação de comitês de jovens e mulheres nas cooperativas mineiras. O encontro realizado na sede da entidade, em Belo Horizonte, reuniu 40 integrantes de 17 coops da Região Metropolitana da capital.

Durante todo o dia, o grupo, formado em maioria por mulheres, participou de palestra seguida de vivências com intuito de direcionar ações nas cooperativas que possam aumentar o protagonismo feminino e atrair mais jovens. O evento foi aberto pelo presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que destacou a importância do engajamento dos dois públicos para inovação e crescimento do cooperativismo.

As analistas de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Fabiana Pereira e Lidiane Arantes, apresentaram primeiro aos integrantes de cooperativas da RMBH um cenário da presença feminina e da juventude. “Em Minas, o quadro cooperativo mostra isonomia de gênero, considerando que 52,3% é composto por mulheres e 47,7% por homens. “Mas quando o assunto é liderança, os números mostram que, no geral, somente 17% das mulheres ocupam cargos de presidência ou vice-presidência no país”, observou Lidiane. Quanto à faixa etária de integrantes das cooperativas, a analista Fabiana Pereira destacou a importância de atrair cada vez mais os jovens, a fim de trazer ideias inovadores e renovação do quadro.

Em relação às iniciativas para aumentar a participação dos dois públicos nas cooperativas, o Sistema Ocemg, segundo as analistas, está na frente de outros Estados. “É a única unidade do Sistema OCB que tem constituídos os Comitês de Jovens e de Mulheres”, afirmaram. Sócia fundadora e vice-presidente da Engecoop/MG, a engenheira Roberta Porto, 31 anos, ressaltou o papel do workshop como forma de buscar um caminho para dar voz a jovens e mulheres nas cooperativas.

A Engecoop/MG foi criada pelo Crea/MG, em 2011, e reúne em maioria homens, mas as mulheres já se destacam em cargos de comando. “Estamos promovendo ações para atrair jovens, como a contratação de recém-formados para atuar com engenheiros seniores”, disse Roberta, em relação às ações para renovação do quadro.

Os integrantes do workshop foram divididos em seis grupos para atividades. Pela manhã, a ação coletiva foi para que identificassem o perfil dos jovens e mulheres das suas cooperativas. A partir desse conhecimento, os participantes se dedicaram ao desenvolvimento de planos de ações a serem desenvolvidos para a formação dos comitês em suas cidades.

O primeiro workshop foi realizado em Montes Claros, Norte de Minas, no dia 2 de fevereiro, com a participação de 20 pessoas de 10 cooperativas. O próximo será em 7 de março em Varginha, Sul do Estado. Estão previstos treinamentos em outras três cidades mineiras ao longo deste mês: Piumhi, no dia 9 de março, Uberlândia, 23, e Governador Valadares, no dia 30.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg