De maneira inédita, este ano o Sistema Ocemg realizou uma edição do workshop do Dia de Cooperar (Dia C) 2021 exclusiva para representantes de cooperativas que ainda não haviam participado ou tinham pouco conhecimento sobre o movimento. O encontro ocorreu no dia 27 de abril e contou com a presença de 30 pessoas.
Na abertura do encontro, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, chamou atenção para o fato de que “ações sociais geram resultados positivos para o negócio. A felicidade e o bem-estar dão lucro e o Dia C é um vetor para alcançar tudo isso”.
O dirigente, que liderou a criação em 2009, do Dia de Cooperar em Minas Gerais, relembrou que ele foi nacionalizado em 2014 e tornou-se o maior movimento de voluntariado cooperativista do país, com reconhecimento internacional. Scucato contou aos presentes sobre a oportunidade que teve, em 2019, de entregar a mão do Dia C para o Papa Francisco, que afirmou que “o cooperativismo é a face humana da economia”. O projeto foi apresentado ainda durante a Assembleia da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em Kuala Lampur, na Índia e nos 100 anos do Colégio Cooperativo, em Rochdale, na Inglaterra, berço do cooperativismo no mundo.
A analista da Gerência de Educação e Desenvolvimento Social, Rouzeny Zacarias, apresentou o movimento, contextualizou as conquistas e números expressivos da iniciativa e explicou para os participantes sobre como participar. Ela frisou ainda a importância de realizar projetos que sejam condizentes com a realidade das regiões em que serão aplicados.
“Enquanto advogada, conhecia o trabalho da Ocemg apenas pelo lado Jurídico e o que nos chamou atenção em participar deste workshop foi justamente para podermos conhecer melhor todas as frentes de atuação e demais atividades realizadas pela organização. O Dia C nos surpreendeu positivamente, pois compartilha dos mesmos princípios e valores da cooperativa, especialmente em um momento em que se faz tanto sentido ressignificar os conceitos de empatia e solidariedade. Contém Conosco. Estaremos presentes e engajados com a realização do Dia de Cooperar”, finaliza Silvia Lopes, advogada Cooperativa UFV Manga I.I.