
Os cooperativistas mineiros tiveram a oportunidade única de acompanhar uma palestra inspiradora ministrada pelo ex-jogador e ídolo do futebol brasileiro Zico durante o seminário de Lançamento do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), promovido pelo Sistema Ocemg na semana passada (19/02), em Belo Horizonte. Conhecido mundialmente por sua maestria com a bola e por sua conduta exemplar, dentro e fora dos campos, Zico compartilhou experiências marcantes de sua carreira, ressaltando como a disciplina e o trabalho em equipe foram fundamentais para o seu sucesso. “Nesse ponto, a vida do atleta é muito parecida com a do cooperado. Tanto um quanto o outro sabem que não dá para ganhar sem trabalho conjunto e muita cooperação”, explica.
CONSELHOS
O ex-jogador também enfatizou a importância de uma liderança positiva, capaz de motivar e inspirar não somente nos campos, mas também na vida. Ele destacou que “uma pessoa só está apta a produzir em prol do grupo quando se sente motivada. Se um gestor ou líder não inspira sua equipe, dificilmente colherá bons frutos.” Ainda segundo ele, é essencial “caminhar junto, acolher e ajudar todos os membros da equipe”.
Durante a palestra, o ex-craque abordou momentos emblemáticos de sua trajetória, como sua passagem pelo Flamengo e a atuação como treinador e dirigente esportivo no Japão. Para ele, todo reconhecimento que tem hoje é fruto de uma só palavra: determinação. “A gente não pode desistir diante do primeiro obstáculo. Se jogou mal um dia, no outro jogue melhor. Vale para o esporte, vale para a vida, vale para os negócios.”
Para finalizar, Zico deu três conselhos importantes para todas as lideranças do cooperativismo:
1. “O verdadeiro líder não impõe sua vontade, mas conquista respeito pelo exemplo, incentivando os outros a darem o melhor de si.”
2. “Dentro de campo ou dentro da cooperativa, o ‘nós’ está sempre na frente do ‘eu’. E quem trabalha em uma cooperativa sabe: se não pensar no coletivo, pode até ter algumas vitórias, mas não vai ser campeão no final.”
3. “O bom líder inspira, orienta, pensa no coletivo e se sente responsável pelo sucesso da equipe. Mas, acima de tudo, ele precisa saber ouvir e liderar pelo exemplo.”