Imagem - Ocemg
Portfólio

Programa

Cooperativismo impulsiona o desenvolvimento sustentável em Minas

Pautado nos princípios e valores cooperativistas, nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e nas boas práticas de sustentabilidade empresarial, o Programa +Coop é o principal instrumento promotor da transformação e prosperidade social das comunidades, municípios ou microrregiões atendidas pelo Sistema Ocemg, em parceria com cooperativas locais.

Por meio dele, são feitos mapeamentos de vocações econômicas locais e de oportunidade de desenvolvimento de novos setores que sejam potenciais geradores de riqueza, trabalho e renda, promovendo, assim, o desenvolvimento socioeconômico local, sempre com respeito e proteção ao meio ambiente.

O trabalho compreende reunir os atores da cadeia produtiva de determinada região, como, por exemplo, agricultores familiares para discutir os desafios e potencialidades. Com este quadro definido, o sistema leva informação e apoia o desenvolvimento da cadeia produtiva por meio de conceitos do cooperativismo e associativismo.

Um exemplo disso está na região de Morada Nova de Minas, na região Central do Estado, com o projeto Cadeia Produtiva da Tilápia. O apoio do sistema cooperativista foi essencial para transformar a região no maior polo produtor da espécie de peixe no país.

Em Lontra, no Norte de Minas, a produção agropecuária é, em grande parte, caracterizada pela agricultura familiar e tem entre os principais produtos pequi, mel, leite e mandioca. Para fortalecer essa cadeia foi criado o Projeto de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas em 2020.

A iniciativa surgiu após a instalação de uma agência do Sicoob Credinor no município, que observou a necessidade de fortalecimento da economia local e de se evitar a fuga de divisas para outras cidades. A iniciativa foi realizada em parceria com prefeitura, Emater e Sistema Ocemg.

Para impulsionar os negócios locais, a cooperativa investiu na capacitação de produtores rurais, que movimentam as principais cadeias produtivas da cidade. Em reuniões mensais, os cerca de 60 produtores da região recebem informações sobre o cooperativismo, aprendem a reconhecer o impacto do trabalho deles na economia familiar e regional, além de levantar pontos fortes para conquistar novos mercados e identificar barreiras que precisam ser superadas.

Uma das áreas de atuação do Programa +Coop é levar para a organização socioeconômica do cooperativismo para as comunidades. Estas ações são responsáveis pela geração de trabalho e renda para centenas de famílias em Minas Gerais.

Em Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, por exemplo, o Sicoob Divicred mantém o projeto Agente de Tratamento de Resíduos Sólidos (ATRS). A finalidade é promover prosperidade social, gerar renda, qualidade de vida, sustentabilidade ambiental através do tratamento de resíduos sólidos a partir da implantação de uma “Cooperativa de Reciclagem e Negócios”, juntamente com um plano/programa/cultura de Coleta Seletiva, agregando valor à matéria coletada e melhora do nível de comercialização.

 

 

Para mais informações entre em contato:

(31) 3025-7100 | [email protected]

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg