Imagem - Ocemg
Notícias

Agenda de cursos 2024 foca no aprimoramento técnico, gerencial e estratégico das coops mineiras

11/12/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Sistema Ocemg reforça compromisso com a formação cooperativista para o fortalecimento constante do setor

O cooperativismo é um modelo econômico sustentável e promotor do desenvolvimento local. Em meio a esse contexto, o Sistema Ocemg, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/MG), reafirma seu compromisso com a capacitação contínua como alicerce para o avanço e fortalecimento das cooperativas.

Para o ano de 2024, a entidade organiza um expressivo calendário de cursos e formações, ainda mais abrangente, para atender às demandas do setor e estimular o contínuo desenvolvimento das cooperativas em Minas Gerais. O foco permanente na capacitação é a chave para um futuro ainda mais promissor e dinâmico do cooperativismo mineiro .

Capacitação em alta

Compreendendo a importância desse setor que impulsiona a geração de empregos e contribui significativamente para a economia do país, o cooperativismo se consolida como uma alternativa fundamental. Minas Gerais, nesse cenário, destaca-se ao gerar mais de 54 mil empregos diretos, contribuindo de maneira expressiva para a economia do Estado.

Neste contexto, o Sistema Ocemg é responsável por uma série de atividades de capacitação, monitoramento e promoção social do cooperativismo mineiro. “Estamos atentos às demandas do mercado, por isso conseguimos oferecer um amplo leque de cursos voltados não apenas para cooperados, mas também para colaboradores e dirigentes de cooperativas”, explica a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável da organização, Andréa Sayar.

Ela explica que os programas de formação profissional estão estruturados para capacitar os profissionais do cooperativismo, oferecendo aprimoramento técnico, gerencial e estratégico. “Essas iniciativas são uma oportunidade ímpar para atualização e aquisição de conhecimentos, permitindo que os participantes se mantenham alinhados às melhores práticas do ramo”, reforça.

Andréa explica o que os cooperados podem esperar para o próximo ano. “Iremos iniciar as atividades com o lançamento do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Logo em seguida, daremos início ao Lidercoop, que é um dos carros-chefes do Sistema Ocemg. A partir daí, teremos muitas novidades para os cooperados, sempre com o objetivo de dar todo o apoio às coops, afinal, o investimento na formação profissional torna-se um alicerce essencial para o fortalecimento das cooperativas no mercado”.

Capacitacoop

Com o intuito de impulsionar o engajamento no universo cooperativista, o Sescoop/MG, em colaboração com o Sistema OCB, apresenta o Capacitacoop, uma plataforma inovadora, direcionada àqueles que buscam compreender os pilares e o funcionamento do cooperativismo. As cooperativas interessadas em iniciar o processo de formação, ainda este ano, têm a chance de mergulhar nessa  plataforma abrangente e enriquecedora.

O Capacitacoop oferece, gratuitamente, mais de 170 cursos, entre eles,  o “Entendendo a Sociedade Cooperativa. Seu principal objetivo é fornecer uma compreensão sólida sobre os fundamentos do cooperativismo e o funcionamento das sociedades cooperativas.

Voltado especialmente para cooperados, colaboradores e indivíduos em busca de conhecimento para estabelecer suas próprias cooperativas, o curso tem 10h de formação online, divididas em seis módulos.

Os conteúdos abordados englobam a doutrina, história, legislação básica e a organização do movimento cooperativista. Além disso, são explorados temas como a viabilidade econômica nos negócios cooperativos, a autogestão dentro das cooperativas e a importância da gestão cooperativista.

Como regra, a plataforma disponibiliza 30 dias, a partir do primeiro acesso, para o usuário concluir o curso. Os interessados nesta capacitação podem se inscrever clicando aqui.

 

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg