Imagem - Ocemg
Notícias

Anuário 2024: como as informações da sua coop são utilizadas

11/03/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Cooperativas têm até o dia 28 de março para preencher suas informações no sistema

 

O Sistema Ocemg está conduzindo a coleta de dados para o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro (Anuário 2024). O levantamento, que começou em 2 de janeiro e termina em 28 de março, oferecerá um retrato abrangente do papel das cooperativas na economia e na sociedade de Minas Gerais. Mas você sabe como essas informações são utilizadas na prática?

“A colaboração de cada cooperativa é essencial para assegurar uma representação fiel do modelo cooperativista em Minas Gerais”, destaca o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, enfatizando o papel das entidades na construção do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro. Além de um raio-X do setor, a publicação busca impulsionar iniciativas para o crescimento e aprimoramento dos produtos e serviços cooperativos.

O assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, detalha a importância do anuário para as coops mineiras. “Nós conseguimos mostrar em números a relevância do cooperativismo em Minas Gerais, evidenciando os dados das cooperativas no viés econômico, financeiro e social”, explica. “Além disso, utilizamos as análises do estudo para embasar nossos cursos, palestras e, principalmente, reuniões de representação em diversos conselhos de políticas públicas e câmaras técnicas que o Sistema Ocemg faz parte”.

Magela reforça ainda que a relevância do Anuário é muito mais ampla. “Além da divulgação nos centros de pesquisa, universidades e entidades em geral, trata-se de um documento que facilita nosso trabalho de representação política e institucional”, mostra. “Por isso, nós fazemos a distribuição dele nas Câmaras Municipais, na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional e também nas entidades e instituições de iniciativa privada”.

Por isso, o assessor ressalta a importância de as cooperativas participarem da pesquisa preenchendo seus dados corretamente. “É um documento fundamental. A partir do momento em que o Sistema Ocemg passou a criá-lo, todo o setor foi fortalecido, pois foi possível demonstrar, na prática, a dimensão do cooperativismo mineiro”, conclui.

 

Participação é simples

Para submeter os dados, a cooperativa deve acessar o Sistema de Informação Gerencial (SIG) e inserir sua matrícula do Sistema Ocemg com a senha do ano passado. A coop que deseja estar no ranking, deve autorizar sua inclusão sem pagar nenhum custo adicional por isso. É importante lembrar que todas as informações na plataforma são confidenciais.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Sistema Ocemg através do e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (31) 3025-7138.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg