Imagem - Ocemg
Notícias

Conheça as capacitações realizadas pelo Sistema Ocemg em 2025

10/03/2025
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Formar e capacitar colaboradores e lideranças para impulsionar resultados e fortalecer o cooperativismo é uma das estratégias do Sistema Ocemg no apoio às cooperativas. Com esse objetivo, já estão em andamento formações essenciais para o setor, como o Programa Liderar e o Formacoop.

Um dos destaques de fevereiro, foi o início à 11ª turma do Lidercoop, curso realizado  pelo Sistema em parceria com a Fundação Dom Cabral voltado para cooperativas de alta performance. Reconhecido no mercado, o programa oferece 96 horas de formação para dirigentes cooperativistas, combinando teoria a experiências práticas.

Durante a abertura, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, enfatizou a relevância da capacitação para a gestão eficiente das cooperativas mineiras. “A administração e a governança estão diretamente ligadas à formação de qualidade. Queremos oferecer às cooperativas mineiras o que há de melhor em educação e treinamento”, afirmou.

Em outra frente estratégica, a Casa do Cooperativismo Mineiro começou a mobilização para impulsionar a participação das coops do Estado no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) com o seminário de lançamento do novo ciclo, além do suporte direto com as instruções práticas assistidas (IPA), por exemplo. Idealizado pelo Sistema OCB, o PDGC apresenta um diagnóstico que avalia os processos da cooperativa, identifica pontos fortes e oportunidades de melhoria, visando a promoção das boas práticas de governança e gestão.

As cooperativas mineiras são referência nacional no programa e o objetivo do Sistema Ocemg é manter esse protagonismo em mais uma edição. Para se ter uma ideia, 63% das cooperativas reconhecidas na última edição do prêmio SomosCoop Excelência em Gestão eram de Minas Gerais. Para 2025, a meta é ampliar de 429 para 500 o número de coops mineiras participantes do diagnóstico e conquistar mais posições na premiação nacional.

“Investir na gestão de excelência é o caminho para aumentar ainda mais a relevância do cooperativismo mineiro. Nossas cooperativas têm se destacado nessa área e nossa missão é apoiá-las em busca das melhores ferramentas de planejamento, organização e controle para que elas se tornem cada vez mais competitivas”, destaca Scucato.

 

Fortalecer os cooperados

Ainda no primeiro trimestre, novas capacitações serão iniciadas, incluindo a edição comemorativa de 10 anos do programa Educa OQS, que terá início em 26 de março. Focado no fortalecimento dos vínculos entre cooperativas e seus cooperados, o programa já capacitou centenas de cooperativistas ao longo da última década.

“O Educa OQS tem um papel essencial no cuidado com as pessoas, que são um dos maiores ativos do cooperativismo. A formação de quem atua nessa área fortalece a base social das cooperativas, garantindo que cada cooperado se sinta parte ativa desse processo e corresponsável pelo futuro da cooperativa”, avalia Ronaldo Scucato.

Ao longo de cinco módulos, o programa aborda temas como relacionamento com cooperados, fidelização, gestão, governança e o papel dos Agentes de Desenvolvimento de Cooperativas (ADC).

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg