Imagem - Ocemg
Notícias

Coop mineiro exporta 1º lote de café de acordo com as novas regras da UE

Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Cocatrel enviou para a Europa 320 sacas de café de dez agricultores do Sul de Minas Gerais

 

Minas Gerais celebra um marco significativo no cooperativismo com a exportação do primeiro lote de café em conformidade com as novas regulamentações da União Europeia. O embarque, contendo 320 sacas de café de dez cafeicultores do Sul de Minas, partiu do porto de Santos em 27 de julho, com chegada prevista em Dublin, na Irlanda, para 21 de agosto.

Essa operação pioneira é fruto da colaboração estratégica entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Sistema Ocemg e a Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas (Cocatrel).

A partir de uma plataforma chamada SeloVerde MG, que verifica a conformidade das propriedades de café com a legislação nacional, é emitida uma certidão pública de “Nada Consta” vinculada ao número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do produtor. Essa certificação garante que o produto não está associado ao desmatamento, atendendo às exigências da União Europeia.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, destacou a importância do resultado dessa parceria. “Minas Gerais demonstra sua capacidade de atender às novas exigências da União Europeia e à nossa legislação ambiental, preservando nossos mercados e promovendo a sustentabilidade”, afirmou.

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, comemorou o fato histórico. “Essa exportação pioneira é um testemunho do compromisso das cooperativas mineiras com a excelência e a sustentabilidade. O Sistema Ocemg tem trabalhado incansavelmente para apoiar nossas cooperativas na adaptação às novas exigências internacionais, e essa conquista é um reflexo do esforço coletivo e da inovação que permeiam o cooperativismo em Minas Gerais. Estamos orgulhosos de liderar esse movimento e de contribuir para um futuro mais sustentável e próspero para todos.”

 

Trajetória

O presidente do Conselho Administrativo da Cocatrel, Jacques Fagundes Miari, destaca que essa conquista é motivo de orgulho e resultado de um árduo trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos. “Esta exportação pioneira não apenas destaca a qualidade dos nossos produtos, mas também reflete a dedicação e o empenho de cada cooperado.

Miari também acrescenta que a Cocatrel tem trabalhado no aumento do corpo técnico e na qualificação e atualização dos colaboradores da área. “Técnicos e agrônomos visitam os produtores regularmente. Além disso, fazemos ainda outras ações relacionadas à sustentabilidade como a elaboração de cartilhas, realização de lives, treinamentos e palestras.

Fundada há 63 anos, a Cocatrel possui 8.600 cooperados e exporta desde 2018.  No ano passado, foram vendidas 234.054 sacas de café para o mercado internacional e a produção total de 1.463.390 sacas de 60kg no mesmo período.

 

Diagnóstico Socioambiental

A plataforma SeloVerde MG foi desenvolvida pela Seapa, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a UFMG, com apoio do programa Al-Invest Verde da União Europeia. Pela ferramenta, é gerado um diagnóstico socioambiental através da análise automática de todos os imóveis rurais mineiros. O Governo de Minas tem trabalhado para consolidar a plataforma de conformidade como ferramenta para comprovar a sustentabilidade das principais cadeias produtivas do Estado desde a publicação da nova legislação.

Uma comitiva de representantes da direção-geral de Parcerias Internacionais da Comissão Europeia e do Programa AL-INVEST Verde da União Europeia visitou, em março, a Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para conhecer os resultados da plataforma. O encontro também teve a participação do assessor Institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela. Durante a reunião, Magela enfatizou o engajamento das cooperativas mineiras nesse esforço conjunto com o Governo do Estado de Minas Gerais para atender às exigências do bloco europeu.

“Esta iniciativa é de extrema importância, considerando que a União Europeia passará a exigir o cumprimento de novas regras para a importação a partir de dezembro de 2024. A reunião mostrou aos parceiros europeus como Minas Gerais está preparada para atender às exigências do novo regulamento do bloco”, explicou Magela. O Sistema Ocemg teve um papel fundamental nesse projeto-piloto, intermediando a participação da Cocatrel no envio do lote de produtos de exportação dentro do processo da plataforma SeloVerde MG.

Além disso, a delegação esteve no Sul de Minas para visitar propriedades e conhecer a produção de café sustentável no Estado. Vale lembrar que as commodities produzidas em Minas Gerais estão alinhadas com o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento, seguindo padrões de produção sustentável reconhecidos internacionalmente. Desde 2008, 99% das propriedades mineiras de café foram categorizadas como áreas livres de desmatamento, conforme a data-base estipulada pelo Código Florestal.

O que diz a lei contra o desmatamento:

Aprovada em 19 de abril pelo Parlamento Europeu, a legislação proíbe a importação de produtos provenientes de áreas com qualquer nível de desmatamento identificado até dezembro de 2020, seja ele legal ou ilegal. O Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR em inglês) afeta diversos produtos da cadeia produtiva brasileira como café, madeira, soja, carne bovina, cacau, borracha e derivados.

As principais punições previstas incluem a suspensão do comércio importador, a apreensão ou destruição completa dos produtos, além de multas que podem chegar a 4% do valor anual arrecadado pela operadora responsável. Para entrar no território europeu, as commodities precisarão passar por uma rigorosa verificação para garantir que não foram produzidas em áreas desmatadas.

O EUDR está previsto para entrar em vigor a partir de janeiro de 2025 nos 27 países-membros do bloco.

 

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg