Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg participa de projeto da Plataforma SeloVerde MG

Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Organização foi convidada para reunião com representantes da União Europeia na Cidade Administrativa

 

O Sistema Ocemg fará parte do projeto-piloto intermediando cooperativa que enviará um lote de produtos de exportação dentro do processo da plataforma SeloVerde MG, criada em parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto conta com o apoio do programa Al-Invest Verde, financiado pela União Europeia com o objetivo de promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina.

A plataforma SeloVerde MG atesta a sustentabilidade da produção das principais cadeias produtivas locais. No dia 11 de março, foi realizada uma reunião na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Na ocasião, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentaram à Comitiva da União Europeia a Plataforma Selo Verde MG e os resultados que atestam a conformidade das propriedades rurais mineiras ao Código Florestal nas cadeias produtivas do café, florestas plantadas e soja.

O Sistema Ocemg foi representado pelo assessor Institucional, Geraldo Magela. Durante a reunião, ele ressaltou o compromisso com a sustentabilidade, já que a Organização é signatária do Pacto Global da ONU. Em sua fala, Magela fez questão de destacar ainda que as cooperativas mineiras estão engajadas neste esforço do Governo do Estado de Minas Gerais para atender às exigências do bloco europeu.

“Esta iniciativa é da maior importância considerando que a União Europeia passará a exigir o cumprimento de novas regras para a importação do bloco a partir de dezembro de 2024. E a reunião mostrou aos parceiros europeus como Minas Gerais está preparada para atender às exigências do novo regulamento do bloco”, explica o assessor Institucional.

As commodities produzidas no Estado estão alinhadas com o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento, uma vez que seguem padrões de produção sustentável reconhecidos internacionalmente. Desde 2008, 99% das propriedades mineiras de café foram categorizadas como áreas livres de desmatamento, segundo a data-base estipulada pelo Código Florestal. Além disso, o estudo demonstrou que 95% das fazendas de soja e 93% das propriedades com florestas plantadas, especialmente de eucalipto, também estão livres de desmatamento.

 

Participação do Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg recebeu a missão de convidar uma cooperativa para participar do projeto-piloto que irá enviar um lote de exportação dentro do processo da plataforma. “O ramo agropecuário tem um papel de destaque na cadeia produtiva de Minas Gerais e, inclusive, nos produtos que vão ser objeto do piloto, a soja e o café”, explica o assessor Institucional do Sistema Ocemg.

Segundo dados do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, as cooperativas produziram quase 745 mil sacas de soja e exportaram mais de 309 mil toneladas, em 2022. Além disso, 57% do café produzido no Estado passou por uma coop e a exportação do grão foi de mais de 425,8 mil toneladas.

Ao longo do ano, o Sistema Ocemg irá coordenar a participação de uma cooperativa exportadora de café dentro das normas do Programa. “O convite feito pela Seapa é uma honra para o Sistema Ocemg. Teremos a oportunidade de participar de forma efetiva do processo de construção da implementação da ferramenta, além de estreitarmos ainda mais os laços do cooperativismo com o Governo de Minas, projetando o coop mineiro para o exterior”, frisa Geraldo Magela.

 

O agro é coop

As cooperativas agropecuárias de Minas Gerais têm conquistado cada vez mais espaço no mercado internacional. Segundo o Anuário, em 2022, o setor exportou R$ 9,8 bilhões. Neste período, 25 cooperativas agropecuárias enviaram seus produtos para 59 países.

O cooperativismo agropecuário de Minas Gerais também é essencial para o desenvolvimento do país, presente em diversas cadeias produtivas, proporcionando economia de escala nos processos de compra e venda, além de gerar renda e empregos. Em Minas Gerais, as cooperativas agropecuárias contam com 190,0 mil cooperados, distribuídos em 193 entidades, gerando 19 mil postos diretos de trabalho.

O ramo agropecuário registrou em 2022 uma movimentação econômica de R$ 44,8 bilhões, apresentando um aumento de 24,5% em relação ao ano de 2021, sendo responsável por 37,9% de toda a movimentação econômica do cooperativismo mineiro.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg