Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperaf-MG realiza 12ª reunião ordinária e define ações para 2024

Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Foram avaliadas as ações realizadas no último ano e estudadas novas iniciativas para fortalecer o cooperativismo na agricultura familiar mineira

 

O Colegiado Gestor do Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais (Cooperaf-MG) se reuniu no dia 21 de maio, no Salão Nobre da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), em Belo Horizonte. A 12ª Reunião Ordinária contou com a presença de representantes de 14 instituições do poder público e da sociedade civil, entre elas o Sistema Ocemg, que é membro titular do colegiado.

Durante o encontro, foi feita uma avaliação das ações empreendidas pelo programa no último ano, como a realização de uma capacitação para as organizações formais da agricultura familiar produtoras de biscoitos com interesse em fornecer seus produtos para o Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE). 

Além disso, o colegiado atualizou as propostas de entregas para 2024. “Foi uma reunião importante, pois nela pudemos definir as ações que serão desenvolvidas no programa, sobretudo porque no próximo mês fará quatro anos da edição do decreto que regulamenta a operacionalização do Cooperaf”, afirma Geraldo Magela, assessor institucional da Organização.

Dentre algumas ações a serem construídas, destaca-se o compartilhamento entre as instituições de um calendário de eventos, como forma de divulgação e envolvimento institucional do Colegiado Gestor nas ações de seus parceiros, além da realização de um evento em comemoração ao aniversário do Cooperaf-MG.

O planejamento para o decorrer de 2024 inclui capacitações das organizações formais produtoras de quitanda, a plataforma de vendas on-line É do Campo. Outro destaque é o acordo de cooperação entre a Seapa e o Sistema Ocemg, com um edital de Chamada Pública 01/2024 para selecionar cooperativas de agricultura familiar de Minas Gerais que receberão atendimento da instituição. 

O programa tem um papel importante no estreitamento de relações e articulação não somente entre suas instituições membros, mas também com os produtores rurais e suas organizações em Minas Gerais. “Para que possamos de fato fomentar e fortalecer o cooperativismo, é necessário primeiramente que conversemos e cheguemos a um denominador comum em termos de ações importantes a serem empreendidas, para que juntos possamos verdadeiramente impactar positivamente o setor, em suas diversas especificidades. E creio que isso estamos fazendo muito bem ao longo desses quatro anos”, comenta a secretária-executiva do Programa, Sandra Santos.

 

Casa do Cooperativismo Mineiro

No dia 18 de junho, será realizada uma reunião extraordinária no Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro, do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte. O objetivo é seguir monitorando as ações propostas no novo plano de atividades, bem como avaliar o que já tenha sido feito no âmbito do programa.

 

Sobre o Cooperaf

O Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar foi criado pelo Governo de Minas, em 2020, por meio do Decreto 47.999, com a finalidade de planejar, coordenar, executar e monitorar as ações voltadas ao desenvolvimento das cooperativas da agricultura familiar e da agroindústria. Além do Sistema Ocemg, também fazem parte do Colegiado as secretarias de Estado de Agricultura, Planejamento e Gestão, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Emater-MG, Epamig, IMA, Fetaemg, Unicafes, Sebrae, Cedraf, Cecoop e Consea.

O Cooperaf é uma iniciativa importante para promover o desenvolvimento rural sustentável em Minas Gerais, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares e suas comunidades.

 

As ações do programa incluem

  • Treinamento e formação para os agricultores familiares e suas organizações, melhorando suas habilidades de gestão, produção e comercialização
  • Assistência técnica para ajudar as cooperativas e associações a se estruturarem melhor, adotarem boas práticas de gestão e aumentarem sua eficiência
  • Acesso a mercados, inclusive programas governamentais de compra de alimentos
  • Apoio ao acesso ao crédito e financiamento para investimentos em infraestrutura e melhorias na produção
  • Fortalecimento das instituições que representam os agricultores familiares, como associações e cooperativas, para que possam atuar de forma mais eficaz na defesa dos interesses de seus membros.
Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg