Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativas mineiras são finalistas do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano

04/11/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Projetos concorrem nas categorias Coop Cidadã, Cultura Cooperativista e Desenvolvimento Ambiental 

 

O cooperativismo mineiro reafirma sua excelência e importância no cenário nacional ao reunir o maior número de finalistas da 14ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, promovido pelo Sistema OCB. Das cooperativas que participarão da final, cinco são de Minas Gerais: Sicoob Credifor e Sicoob Credivale, na categoria Coop Cidadã; Sicoob Credialto e Sicoob Sarom, na categoria Cultura Cooperativista; e Sicoob Coopemata na categoria Desenvolvimento Ambiental.  

As finalistas foram escolhidas entre 574 cooperativas, que inscreveram mais de 700 projetos. Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia marcada para 3 de dezembro, em Brasília. Realizado a cada dois anos, o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano reconhece cooperativas de todo o país que se destacam em iniciativas alinhadas aos valores do cooperativismo. Nesta edição, o prêmio também inclui a categoria Imprensa, dedicada a reportagens que promoveram o cooperativismo em jornais, revistas, sites de notícias, rádios e TVs.

 

Suporte para participação das coops mineiras

Para reforçar o compromisso com práticas sustentáveis e o impacto positivo do cooperativismo, o Sistema Ocemg promoveu, entre os dias 26 de junho e 4 de julho, uma série de workshops para apoiar as cooperativas mineiras na preparação para a premiação. Com essas ações, o Sistema Ocemg capacita as cooperativas e ajuda a divulgar os resultados de suas práticas, reforçando o papel transformador do cooperativismo nas comunidades.

“O desempenho positivo de Minas Gerais no prêmio reafirma nosso compromisso com a excelência, a cultura cooperativista e a sustentabilidade,” avalia Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. “Dar visibilidade ao trabalho das cooperativas é essencial para que a sociedade perceba seu impacto positivo. Esse reconhecimento valoriza nossa atuação, inspira novos projetos e fortalece a comunicação sobre nossas ações transformadoras”.

 

Coop Cidadã 

Na categoria Coop Cidadã, duas das três cooperativas finalistas são mineiras. Uma delas é o Sicoob Credifor, que concorre pela primeira vez com o projeto “De Olho no Futuro”. A iniciativa beneficia cerca de 230 crianças, entre 5 e 17 anos, oferecendo consultas oftalmológicas e distribuição gratuita de óculos. 

Além de promover a saúde ocular, a ação contribui para reduzir a evasão escolar e fortalecer a autoestima dos alunos matriculados em escolas públicas das cidades de Córrego Fundo, Guapé, Formiga e Piumhi. Para o diretor de Negócios da cooperativa, Felipe Fernando Faria, a indicação ao prêmio é resultado do comprometimento de toda a equipe. “Nossa expectativa em relação à premiação é muito positiva. Independentemente do resultado, acreditamos que essa experiência nos permitirá fortalecer ainda mais nossas ações e parcerias, ampliando o alcance do projeto e beneficiando mais crianças”, planeja.

Também na categoria Coop Cidadã e participando pela primeira vez, o Sicoob Credivale é finalista com o projeto de desenvolvimento da cadeia do queijo cabacinha na Região do Vale do Jequitinhonha. Parte do Programa +Coop Desenvolvimento Sustentável, do Sistema Ocemg, a iniciativa vem transformando a realidade das famílias da região, conhecida pelos baixos índices de desenvolvimento em Minas Gerais.

Segundo o presidente do Sicoob Credivale, Francisco Costa Júnior, o projeto tem gerado resultados que vão além da produção de queijo, fortalecendo a cultura local e impulsionando o turismo e a economia da região. “Estamos imensamente orgulhosos por estar entre os finalistas do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano na categoria Coop Cidadã”, afirma. “Concorrer a uma premiação dessa expressão nos mostra que estamos no caminho certo, que nosso voluntariado e esforço em colaborar com nossas comunidades têm gerado impacto real na vida das pessoas”.

 

Cultura Cooperativista 

A categoria Cultura Cooperativista também tem duas coops mineiras entre as três finalistas. Premiado pelo Sistema OCB em 2012 e 2022, o Sicoob Credialto disputa seu terceiro troféu, desta vez com o “IntenseFIC”. A iniciativa foi criada a partir de um diagnóstico do programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), em parceria com o Sistema Ocemg, e busca promover o bem-estar no ambiente da cooperativa, com foco no  autoconhecimento, bem-estar, saúde e desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. 

Feliz com o reconhecimento da indicação, o presidente do Sicoob Credialto, Nelson Soares de Melo, espera que o projeto possa servir de exemplo para outras cooperativas: “Para nós, a verdadeira premiação é ver nossa iniciativa inspirando e promovendo a cultura cooperativa nas comunidades.” 

Também premiado em 2022, o Sicoob Sarom concorre agora com o projeto “Movimento CoopEducação” que, desde 2013, leva educação financeira, cooperativista e empreendedora para mais de 40 mil alunos de 120 escolas, em 17 municípios. 

Para o presidente do Sicoob Sarom, João Carlos Leite, estar entre os três finalistas é um incentivo para seguir desenvolvendo ações que coloquem em prática o princípio cooperativista do interesse pela comunidade. “A presença de diversas cooperativas mineiras na premiação destaca o protagonismo de Minas Gerais no cooperativismo nacional, sob a liderança do Sistema Ocemg. Esse reconhecimento é essencial para fortalecer o movimento e inspirar mais pessoas, transformando realidades por meio da cooperação”, destaca. 

 

Desenvolvimento Ambiental

O Sicoob Coopemata já concorreu em outras edições do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, mas pela primeira vez está entre os finalistas. A indicação é resultado do projeto Transformação Sustentável: “Neutralização de CO₂ e Reflorestamento para um Futuro Verde”.

A cooperativa investiu no plantio de 92 árvores na cidade de Senador Firmino e incentivou a adoção delas pelos cooperados, como forma de envolver a comunidade na agenda da neutralização de carbono. Com o investimento de parte de seu capital social, os cooperados contribuem para a manutenção e cuidado das árvores. 

“Temos como objetivo zerar o carbono em todos os atendimentos, com consultorias para diagnóstico e engajamento dos cooperados para participar e, estamos muito felizes com esse reconhecimento”, diz o presidente do Sicoob Coopemata, César Augusto Mattos. 

 

Conheça todos os finalistas do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024 clicando aqui.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg