Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativismo Mineiro forte na produção de energias renováveis

11/09/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Em seminário realizado pelo Sistema Ocemg, especialistas destacam exemplos locais que se destacam no País.

 

Conhecida por suas belas paisagens e riquezas naturais, Minas Gerais está se tornando o epicentro de uma revolução energética, que conta com a participação decisiva do cooperativismo. Estimuladas e apoiadas pelo Sistema Ocemg, as cooperativas do Estado estão investindo fortemente na adoção de fontes de energias renováveis e sustentáveis, como a fotovoltaica.

Para aumentar ainda mais a adesão das coops mineiras às fontes de energia limpa, a Casa do Cooperativismo mineiro promoveu, semana passada, a terceira edição do Seminário de Energias Renováveis. O evento reuniu 300 pessoas, entre representantes de cooperativas e especialistas no assunto.

“Minas Gerais é um farol para inspirar as cooperativas de outras regiões do país e a sociedade brasileira a utilizarem a energia renovável no seu dia a dia”, avalia Fabio Rosa, conferencista internacional especializado em acesso e uso de energia renovável para promoção de desenvolvimento rural, um dos palestrantes do evento.

Ainda segundo Fábio, nosso Estado tem sol em abundância, capacidade de produção de energia a partir da biomassa derivada do bagaço de cana e utilização de resíduos animais. “Aqui, há alto domínio de conhecimento, potencial empreendedor, de inovação, e capacidade industrial de criar cadeias produtivas. Minas é um lugar que tem tudo para acontecer, mas é necessário se posicionar e ir além do que já tem sido feito”, assinala.

Em sua apresentação, o palestrante elogiou iniciativas do cooperativismo mineiro na geração de energia limpa, como o MinasCoop Energia — capitaneado pelo Sistema Ocemg. Ele também citou o uso de carros elétricos pela Cooperativa de Transportes Autônomos de Carga (Coopmetro) como uma boa prática a ser seguida por outras organizações.

PROPÓSITO

Na abertura do Seminário de Energias Renováveis, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou que a geração de energia renovável e limpa é um propósito da Casa do Cooperativismo Mineiro. “Queremos que todos tenham esse sentimento e a consciência de que a busca por fontes sustentáveis de energia é muito importante para o planeta”, defende.

A geração de energia limpa não é a única iniciativa do Sistema Ocemg relacionada à pauta ESG (sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social e governança).  A instituição foi a primeira organização estadual cooperativista a assinar o Pacto Global da ONU, em 2018, reafirmando o compromisso do setor com a construção de um mundo melhor. Ela também foi a primeira a lançar um relatório de sustentabilidade alinhado ao  padrão internacional de avaliação do setor, o Global Report Iniciative (GRI).

FRASES

“Para nós, o ESG é natural, é intrínseco ao cooperativismo. É por isso que a Casa do Cooperativismo Mineiro se apresenta como protagonista na adoção de práticas de sustentabilidade no cooperativismo brasileiro.” Alexandre Gatti, superintendente da instituição.

 

“É fundamental falar para as pessoas sobre o aquecimento global e sobre o que está acontecendo com o nosso planeta. Talvez a morte do urso polar não mexa muito com as nossas vidas, mas não podemos ignorar os impactos de uma enchente — que provoca inúmeros problemas diretos, como a morte de inocentes. A única maneira de evitar que o aquecimento global avance é conscientizando as pessoas de que todo mundo precisa fazer a sua parte em prol de um planeta melhor.” Giuliana Morrone, jornalista que há quase duas décadas se dedica ao estudo do ESG,  palestrante do evento.

UM PASSO À FRENTE

O Governo do Estado tem sido um importante parceiro do Sistema Ocemg na produção de energias renováveis. Minas Gerais foi o primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir ao Race to Zero (Corrida para o Zero), campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.

“Estamos na fronteira da energia renovável com foco na atração de investimentos para geração de empregos verdes, renda e para descarbonizar a economia”, lembra Pedro Sena, superintendente de Política Minerária, Energética e Logística do Governo Estadual.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg