Celebração realizada pelo Sistema Ocemg acontece dia 6 de julho, a partir das 9h, na Praça da Assembleia
O Dia de Cooperar (Dia C) está chegando! No dia 6 de julho, a partir das 9h, o cooperativismo mineiro se reunirá para celebrar o maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil. A comemoração será na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, com diversas atrações. A organização é do Sistema Ocemg, que conta também com a participação de cooperativas.
A Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom) vai oferecer uma atividade que envolve toda a família: a oficina de leitura. A expectativa da cooperativa é alta quando o assunto é o Dia C, como conta a gerente de Comunicação da entidade, Mariana Sofal. “Além de fazer a diferença na vida das pessoas, o evento é sempre animado e cheio de atrações. O estande da Fencom chama-se ‘Cantinho da Leitura’, um espaço colorido e aconchegante para as crianças não só lerem, mas também escolherem alguns livros para levar para casa”.
Durante a celebração, a Fencom também vai promover outra ação voltada para os pequenos, a contação de histórias, um momento interativo e repleto de cultura. Tudo feito de forma lúdica para as crianças. “Este ano, teremos dez cooperativas participando conosco e, por isso, pretendemos criar um espaço ainda melhor do que nos anos anteriores. Além disso, nosso comitê organizador está preparando outras ações de voluntariado para celebrar a data”.
A cooperativa Dedo de Gente, que transforma trabalho artesanal em renda para famílias do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, por meio de produtos feitos de bambu, sucata de ferro, bordados, embalagens, doces, licores e peças de vestuário, estará presente no evento com uma exposição. “O Dia C é sempre muito esperado por nós. Levaremos algumas de nossas peças que contam histórias de superação dos jovens que as criam”, explica a coordenadora pedagógica da cooperativa, Claudia Santos. “O trabalho artesanal vai muito além da geração de renda; contribui para o desenvolvimento e empoderamento de cada jovem”.
O diretor financeiro da Coopsaúde, Warlen do Carmo, explica a participação da cooperativa, responsável este ano pelo Espaço Saúde. “Estaremos presentes com profissionais de enfermagem para aferir a pressão arterial dos participantes. Daremos também orientações de saúde com base nos resultados do exame”, explica. “Nossa cooperativa participa há quase 10 anos do Dia C, pois entendemos a importância do movimento e seu impacto para que a sociedade compreenda melhor o cooperativismo”.
A CooperÁrvore participará expondo e comercializando produtos produzidos a partir do descarte de indústrias automotivas e mineradoras. “Ficamos muito felizes e esperançosos com nossa participação no Dia C, pois é uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho. É também uma chance de reforçar nossa responsabilidade ambiental e social, além de fortalecer laços com a comunidade e fomentar o cooperativismo”.
No Espaço Crédito Cooperativo, o Sicoob Central Cecremge e o Sicoob Central Crediminas vão distribuir exemplares de livros da Coleção Financinhas, que possuem lições valiosas sobre educação financeira para crianças e adolescentes estimulando bons hábitos financeiros e de cidadania. “Estamos ansiosos para participar desse evento que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo. O Dia C destaca a união e o esforço coletivo de todas as cooperativas do Brasil que transformam nossas comunidades”, declara a diretora de Comunicação, Tecnologia e Negócios da cooperativa, Valéria Matos.
Vale destacar também o espaço kids que será organizado na ocasião pelo Sicoob Credicom e o Instituto Unimed-BH, que também levará para a praça uma oficina de reciclagem. Neste ano, pela primeira vez, a Unicred estará presente no evento, no espaço do Crédito Cooperativo.
Dia de Cooperar
O Dia C é considerado o maior movimento de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro. Com a expectativa de reunir 3 mil pessoas na Praça da Assembleia, as atividades são abertas ao público. Além das cooperativas, outras atrações tornarão o evento ainda mais especial. O grupo Soul Guetto fará uma apresentação de dança e o Instituto Circolar realizará uma demonstração de seu trabalho. O show de encerramento será feito pela banda de axé Baianeiros.
Como tudo começou
O Dia de Cooperar foi criado pelo Sistema Ocemg com o objetivo de promover o voluntariado nas cooperativas. Em 2019, o Dia C recebeu um reconhecimento especial: a bênção do Papa Francisco. No ano passado, as ações do Dia C foram um sucesso, com a participação de 277 cooperativas em 409 municípios de Minas Gerais, envolvendo mais de 14 mil voluntários. Essas iniciativas beneficiaram diretamente mais de 579 mil pessoas em todo o Estado. Ao longo de suas edições, o programa Dia de Cooperar impactou positivamente a vida de mais de 14 milhões de pessoas e mobilizou mais de 500 mil voluntários.
Para o presidente do Sistema Ocemg, a celebração é motivo de orgulho. “Sempre digo que o Dia de Cooperar é uma forma de redimir a humanidade. Quando ajudamos o outro, nós é que nos sentimos bem. Por isso, precisamos agir para devolver, sem preconceitos nem ideologias, às partes necessitadas, tudo o que recebemos de bom durante nossa vida”, afirma. “É a maneira que encontramos de deixar um legado por meio da cooperação. Acredito que este seja um dos projetos mais humanos existentes”.