Imagem - Ocemg
Notícias

Inspiração e celebração marcam lançamento do Dia C 2024

08/04/2024

 

 

Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Programa foi criado pelo Sistema Ocemg em 2009 e se tornou o mais importante movimento de voluntariado no cooperativismo brasileiro

 

Cerca de 400 pessoas, incluindo dirigentes, gestores e colaboradores de cooperativas mineiras, estiveram presentes no lançamento do Dia de Cooperar, o Dia C. O evento ocorreu no dia 4 de abril, em Belo Horizonte, e teve como objetivo apresentar modelos inspiradores de ações de responsabilidade social ligadas à gestão dos negócios. Em 2023, as ações promovidas por 277 cooperativas mineiras em 409 municípios contaram com o apoio de mais de 14 mil voluntários. No ano passado, o programa beneficiou mais de 579 mil pessoas em todo o Estado.

O presidente do Sistema Ocemg e idealizador do Dia C, Ronaldo Scucato, iniciou o evento destacando o sucesso do programa, que foi inclusive abençoado pelo Papa Francisco, em 2019. “O Dia de Cooperar é uma forma de redimir a humanidade. O programa não tem preconceitos nem ideologias, pelo contrário, devolve às partes necessitadas tudo o que recebemos de bom durante nossa vida”, afirma Scucato. “É a maneira que encontramos de deixar um legado por meio da cooperação. Acredito que este seja um dos projetos mais humanos existentes e que está totalmente alinhado às práticas de ESG (Ambiental, Social e de Governança, em inglês)”.

O superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, prosseguiu apresentando os números que evidenciam a relevância do Dia C e o balanço das atividades do Sistema Ocemg ao longo de 2023. “Quando iniciamos o programa, tínhamos pouco mais de 40 pessoas no evento. Hoje, reunimos um número dez vezes maior”, comemora Lages. “Ao longo de nossas 15 edições, beneficiamos mais de 14 milhões de pessoas e reunimos mais de 500 mil voluntários. Isso demonstra a força do nosso cooperativismo”, reforça.

 

Risadas, emoções e reflexões

A primeira palestra do evento, intitulada “Voluntariado – Design para a Transformação”, foi ministrada por André Carvalhal, escritor dos livros “Moda com Propósito” e “Como Salvar o Futuro: Ações para o Presente”, além de ser colunista e apresentador dos programas “Se Essa Roupa Fosse Minha”, no GNT, e “Sem Censura”, na TV Brasil. Carvalhal discorreu sobre como a cooperação é o resultado de uma forma de agir, pensar e, sobretudo, viver em sociedade. “Por meio de ações concretas, como as propostas para o Dia C, é possível engajar e envolver as pessoas em experiências que transformam nossa percepção sobre nosso papel na sociedade”.

O Circo Grock proporcionou aos convidados “Uma Experiência Mágica Unindo Arte e Reflexões Sociais”. Além de muitas risadas, o trio, composto por Gena Leão, Nil Moura e Lion Grock, abordou questões importantes sobre o cotidiano da nossa sociedade. “Nossa intenção foi mostrar aos convidados que, a todo momento, cooperamos através da nossa forma de falar, agir e enxergar a vida”, explica Nil Moura. “Dentro do nosso contexto, demonstramos que o dia a dia pode ser mais leve, fazendo malabarismos quando necessário, mas sem deixar de participar desse grande espetáculo que é a cooperação”.

 

Sucesso inesperado

A palestra “Responsabilidade Social – Razões para Acreditar” foi proferida pelo comunicador Vicente Carvalho. Em 2012, ele fundou o site Razões para Acreditar, que compartilha notícias e histórias inspiradoras. Vicente também está à frente do “Voaa”, uma plataforma de financiamento coletivo para causas importantes e relevantes, e da “A Casa dos Fazedores”, plataforma educacional focada em proporcionar acesso ao conhecimento de pessoas que transformaram suas vidas através da internet. “Meu objetivo durante a palestra foi destacar o sentido de responsabilidade que todos nós precisamos ter e desenvolver ao nos depararmos com situações em que podemos contribuir para promover mudanças”, explica.

Carvalho compartilhou que, ao iniciar o “Razões para Acreditar”, não imaginava que o site iria alcançar tanto sucesso. “Eu apenas queria agir. Tive a ideia e logo comecei as publicações. Não precisamos mudar o mundo de uma só vez, mas sim começar com o que temos”, mostra. O perfil no Instagram do Razões para acreditar conta hoje com quase seis milhões de seguidores. “O importante é dar o primeiro passo e depois aprimorar. O site reflete minhas crenças e valores de vida, e acredito que as ações promovidas pelas cooperativas ao longo do ano também o farão. No entanto, é importante lembrar que não precisamos de projetos revolucionários, mas sim de constância e responsabilidade no que nos propomos a fazer”.

 

Cases motivadores

Durante o evento, foram apresentados cases e iniciativas do setor como forma de inspirar os participantes a agirem em suas cooperativas ao longo do ano. Os painéis foram conduzidos por Gabriela Reis, especialista em estratégias para Impacto Socioambiental Positivo, com mais de 10 anos de experiência na área e participações em diversas iniciativas de negócios de impacto em Minas Gerais. “Muito já foi realizado pelo cooperativismo por meio do Dia C. Os números são impressionantes, mas ainda há muitos desafios a serem superados, o que nos indica que podemos fazer ainda mais”, avalia.

Gabriela acrescenta que as ações, além de beneficiarem a sociedade como um todo, trazem mudanças significativas para as cooperativas. “Projetos e iniciativas como os apresentados auxiliam a gerar resultados financeiros mais positivos para a cooperativa”, explica. “Isso ocorre porque essas ações promovem maior inclusão e cultivam nos colaboradores um sentimento de orgulho que influencia positivamente na produtividade e no relacionamento interno da cooperativa”.

Um dos cases apresentados durante o painel foi o +Coop, programa que promove transformação e prosperidade social onde o Sistema Ocemg atua, em parceria com cooperativas e entidades locais. “O objetivo do programa é organizar e desenvolver comunidades com base em grupos de interesse comum, buscando impulsionar suas vendas e melhorar seus resultados”, explica Lidiane Arantes, analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável.

A pedido da prefeitura, o programa apoiou a Pastoral de Rua em uma parceria que resultou na formação do grupo Sabor do Canto, que produz lanches para eventos. Formalizada como Cooperativa Sabor do Canto (Cotrassb) neste ano, ela é pioneira no país neste segmento. “O Sistema Ocemg auxiliou na elaboração do estatuto e esclareceu questões tributárias em reuniões”, complementa Lidiane em sua apresentação.

O segundo case apresentado foi o do grupo Mulheres Organizadas Buscando Independência (MOBI), composto por 14 integrantes, entre artesãs e produtoras de café, associadas à Cooperativa de Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) em Poço Fundo-MG. Criado entre 2017 e 2019 para combater desigualdades de gênero no setor, o grupo produz café orgânico feminino e artesanatos. “Para nós, é motivo de muito orgulho estar aqui, podendo inspirar outras mulheres e, também, sensibilizar os dirigentes para que abram caminhos para o trabalho feminino nas cooperativas”, afirma Vânia Lúcia Pereira da Silva, líder do projeto.

 

Hora de agir

Os projetos do Sicoob Coopacredi, de Patrocínio, e do Sicoob União dos Vales, de Raul Soares, foram apresentados durante o evento para inspirar os participantes. Em 2023, o Sicoob Coopacredi lançou, para o Dia de Cooperar, o projeto “Veja um Mundo Melhor”, que beneficiou 3 mil crianças nas cidades de Patrocínio e Guimarânia. Foram realizadas 670 consultas oftalmológicas e distribuídos 345 óculos. Após apresentar o projeto no evento, o presidente da cooperativa, Celio Machado de Castro, mostrou sua disposição para mais ações em 2024. “Vamos expandir o projeto. Nosso principal objetivo é permitir que as crianças vejam o mundo de forma melhor, enxergando um futuro mais claro. Por isso, faço uma provocação aos meus colegas cooperativistas: o que estamos fazendo para melhorar o amanhã? É hora de agir”.

A fim de diminuir a desigualdade dentro da cooperativa, o Sicoob União dos Vales criou o comitê “Elevare União Delas”. Com o tempo, o comitê passou a atuar não apenas para tratar questões de gênero, mas para dar voz a todas as pessoas, independentemente do contexto social em que se encontram. “Sempre contamos com o apoio do Sistema Ocemg. Atualmente, temos 39 agências e esse trabalho de estender a mão às pessoas, de valorizar o calor humano, é muito especial”, enfatiza Amanda Butinholi, responsável pela Organização do Quadro Social (OQS) da cooperativa. “Para este ano, pretendemos realizar novas ações em Raul Soares e já estamos analisando as demandas da comunidade para colocar as ideias em prática”.

Confira os registros dos principais momentos do evento.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg