Imagem - Ocemg
Notícias

Dia C: prazo de registro de projetos realizados termina no final deste mês

11/12/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O processo de cadastramento dos projetos deve ser feito no novo Sistema de Registro das Iniciativas 

 

As cooperativas que realizaram ações do Dia de Cooperar, o Dia C, têm até o dia 31 de dezembro para fazer registro dos seus projetos. O cadastro é realizado no novo Sistema de Registro das Iniciativas – Bússola Social, que centraliza informações de todas as entidades do Brasil.

Criado pelo Sistema Ocemg, o Dia C é o maior movimento de voluntariado cooperativista brasileiro. Embora mantenha o nome, as ações desse programa ocorrem ao longo do ano, não se restringindo a um único dia. A solidariedade impulsiona projetos comunitários e iniciativas sociais, unindo cooperativas para melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde estão presentes.

Atualmente, 15% dos voluntários do Dia C são de Minas Gerais. Até o ano passado, o movimento contou com a participação de 490.980 voluntários e beneficiou 14.187.114 pessoas. Já no Brasil, de 2013 a 2022, foram mais de um milhão de voluntários envolvidos no projeto e 26 milhões de pessoas beneficiadas.

Cooperativismo na prática

As cooperativas mineiras estão engajadas nesse movimento, dando vida às histórias inspiradoras. Um exemplo foi a Gincana Solidária da Uniodonto Sudeste Mineiro que uniu voluntários para promover a responsabilidade social. A entidade beneficiada foi o Instituto Vitória, de Juiz de Fora, que oferece, em média, 320 atendimentos mensais com os serviços clínicos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, serviço social e psicopedagogia para crianças com deficiência.

“Estamos na terceira edição da Gincana e o que vemos é um crescente espírito de solidariedade, principalmente entre as equipes participantes”, diz a diretora-presidente, Magali de Freitas Maciel. “Uma das equipes foi a de colaboradores da Clínica Radiológica Sero, que tem a sua proprietária como cooperada da Uniodonto. Ela relatou que houve um aumento no comprometimento e afinidade da equipe no ambiente de trabalho após a participação na gincana, com melhora no clima organizacional”.

Segundo a diretora-presidente, a participação voluntária impacta no modo de vida das pessoas: como vivem, trabalham, jogam e interagem umas com as outras, no cotidiano. “Para nós, colher os frutos da convivência social, aprimoramento de habilidades e transformação pessoal é de extrema importância para que possamos plantar a semente da solidariedade”, diz.

Para o presidente da Alicerce – Cooperativa de Consumo e Bens e Serviços, ações como as promovidas no Dia C reforçam a esperança de um futuro melhor. “São atos de amor ao próximo que contribuem efetivamente para a transformação de uma sociedade. Quando nos preocupamos com a vida de outras pessoas e nos empenhamos em ações sociais e comunitárias, estamos viabilizando laços de solidariedade, e isso torna a sociedade muito mais igualitária e humana”.

O Dia C se tornou parte da realidade da Alicerce. Todos os meses a entidade ajuda uma associação que cuida de cerca de 100 crianças. “Investir na qualidade de vida dos pequenos, que são como um símbolo do futuro, é muito importante, pois são elas que podem fazer a diferença na continuidade e transformação da nossa sociedade”, diz José Francisco dos Santos, presidente da coop.

Para ele, participar ativamente dos eventos solidários mostra que ser um cooperado e um colaborador vai além de ser apenas um membro de uma organização. “Significa participar ativamente da gestão da cooperativa e contribuir para o crescimento e a sustentabilidade da mesma, além de ajudar o próprio indivíduo no desenvolvimento pessoal”.

Outro exemplo de cooperativismo são as ações da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Instituições Financeiras da Zona da Mata de Minas Gerais (Coprinf). Atualmente, os projetos que envolvem o Dia C na entidade abraçam uma instituição sem fins lucrativos que atende 400 pessoas, diariamente. “Eles servem almoço e entregam cestas básicas. Além disso, fazem o enxoval para gestantes, bem como campanha do agasalho, musicalidade e corte de cabelo”, explica Katia Ribeiro Fonseca, diretora de Planejamento da Coprinf.

Kátia acrescenta que a Coprinf está sempre presente em ações solidárias. “A participação é de todos e buscamos levar essa motivação para a nossa vida pessoal. Saímos de cada projeto mais felizes e com o coração cheio de gratidão. Esse é o nosso verdadeiro pilar, levar a solidariedade e a equidade ao coletivo”, reforça. “Temos buscado maneiras de inovar as ações, sempre motivados pelo espírito cooperativista e buscando o melhor”, conclui.

Faça a diferença, inscreva a sua cooperativa

Registre suas ações sociais e ajude a inspirar outras pessoas a serem solidárias. Juntos, podemos fazer a diferença!

Passo 1: Inscrição no Website

– Acesse diacminasgerais.coop.br

– Clique em “Faça a sua inscrição”

Passo 2: Criar conta e login

– Acesse diacbussolasocial.com.br/login

– Na primeira vez, clique em “criar conta”

– Faça login com a conta criada, usando o CNPJ da cooperativa

– Confirme as informações da cooperativa e clique em “Sim”

– Preencha os campos solicitados e clique em “criar minha conta”

Passo 3: Mapeamento das iniciativas sociais

– Entenda como funciona o mapeamento

– Receba orientações sobre as interações nos espaços de perfil da cooperativa e registro de iniciativas

Passo 4: Preencher perfil da cooperativa

– Preencha os campos como CNPJ, nome, endereço

– Responda quatro perguntas sobre atuação da cooperativa

Passo 5: Registro de iniciativas

– Acesse “Registro de Iniciativas”

– Preencha detalhes precisos sobre a ação da cooperativa

– Cadastre fotos da campanha de 2023

– Acompanhe o registro para saber se foi aprovado, reprovado ou se precisa de ajustes.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg