Visitantes poderão participar de oficinas e até descobrir quanto CO₂ emitiram em 2023
No dia 6 de julho, a partir das 9h, o Sistema Ocemg celebrará o Dia de Cooperar 2024 na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte. O evento comemora o maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil e promete ser uma manhã repleta de atrações socioculturais para todas as idades. Um destaque especial da iniciativa é a Estação Sustentabilidade.
Nessa área, os visitantes percorrerão uma trilha composta por totens com vídeos mostrando como o cooperativismo se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade. São ações de cooperativas mineiras de diversos ramos que buscam minimizar os impactos ambientais, recuperar áreas degradadas e promover a transição energética.
Ao final, os participantes poderão calcular, de forma simples, rápida e acessível, quanto emitiram de CO₂ em 2023. A conscientização ambiental é o primeiro passo para contribuir com a preservação do meio ambiente e com o futuro das próximas gerações, e a Estação Sustentabilidade reforça esses valores, convidando o público a refletir sobre o impacto das suas práticas para o futuro do planeta.
Oficina de reciclagem
O Instituto Unimed-BH vai participar do Dia C com a Oficina “Arte em Reciclado”. Em parceria com o projeto social Ocupa +, o objetivo é incentivar novas ideias através de criações artísticas inovadoras feitas de materiais reciclados, tanto em colaborações quanto individualmente. “A atividade visa conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e estimular o uso de novas técnicas, proporcionando uma visão mais positiva e eficiente do mundo”, explica Mercês Froés, diretora-presidente do Instituto Unimed BH. “Alguns exemplos de trabalhos realizados incluem a produção de estrelas decorativas a partir de embalagens do tipo tetra pak e a confecção de bolsas utilizando banners reciclados”.
Mercês reforça que atuar nas comunidades e investir na intercooperação são princípios fundamentais do Instituto Unimed. “O Dia C é uma grande iniciativa, promovida em Minas Gerais pelo Sistema Ocemg, e entendemos que é um projeto fundamental para a agenda do cooperativismo nacional. Por isso, participamos desde o começo, com muita alegria”, declara. “Nossa expectativa é que, por meio das atividades artísticas e lúdicas, o Instituto possa transmitir as mensagens de cuidado com o meio ambiente e com as pessoas”.
Programação completa
As atrações do Dia C em Belo Horizonte são para toda a família e incluem espetáculos culturais, atividades para crianças e um Circuito Cooperativo ao longo de todo evento com mostra de produtos e serviços de cooperativas mineiras, além de orientações financeiras e de saúde.
A programação começa com a performance do Coral Infantil do Instituto Sicoob Credicom, seguida pelo grupo de dança Soul Guetto. Depois, haverá um espetáculo circense com o Instituto Circolar e, para encerrar, um show com o bloco Baianeiros, famoso por reunir multidões em Belo Horizonte.
Confira detalhes do evento clicando aqui.
Cooperação em números
Criado em Minas Gerais em 2009, o Dia C é adotado por cooperativas em todo o Brasil. O objetivo principal é promover o desenvolvimento social das comunidades por meio do voluntariado, transformando realidades e melhorando a qualidade de vida nas áreas onde as cooperativas atuam. Atualmente, o Dia de Cooperar se destaca como o maior movimento de voluntariado cooperativista do país.
As atividades não se limitam a um único dia. Ao longo do ano, diversas ações são desenvolvidas pelas cooperativas. Esses projetos comunitários e iniciativas de responsabilidade social seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, unindo as cooperativas para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde estão inseridas.
Hoje, 15% dos voluntários do Dia C são de Minas Gerais. Desde 2015, mais da metade das pessoas beneficiadas pelo programa em todo o Brasil são mineiras. Ao longo de sua história o programa mobilizou 490.980 voluntários e beneficiou mais de 14 milhões de pessoas em Minas Gerais. No âmbito nacional, o projeto conta com mais de um milhão de voluntários e já beneficiou 26 milhões de pessoas.