Imagem - Ocemg
Notícias

Grande Final da 2ª edição do Coopsportes Digital reúne gamers de todo o Estado

29/11/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

A grande final da 2a edição do Coopsportes Digital aconteceu em clima de descontração no ecossistema de inovação Orbi, em Belo Horizonte. Ao todo, foram 26 finalistas, de 82 cooperativas participantes e 45 gamers que se classificaram entre os 270 competidores que participaram das classificatórias ao longo do mês. Os gamers competiram nas modalidades: Dama, Xadrez, Minecraft, Fifa, Truco, Clash Royale, Sinuca, Free Fire e League of Legends.

O campeonato foi aberto pela gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andrea Sayar: “Os jogos trazem as pessoas para dentro do contexto do cooperativismo. As pessoas passam a se conhecer, se aproximam, e isso impacta no clima organizacional”, destacou em sua fala.

Ela lembrou que o primeiro Coopsportes Digital aconteceu em 2021, em razão das medidas sanitárias impostas pela pandemia que impediram a realização dos jogos presenciais. “Imaginamos que seria uma medida pontual, mas não. O sucesso foi tanto que realizamos neste ano a segunda edição, graças à demanda dos cooperados. Houve mobilização, principalmente dos jovens e das famílias, para que os jogos continuassem. O número de atletas participantes cresceu nesta edição”, disse Andrea, frisando que é mais um projeto que veio para ficar, respondendo aos eixos de promoção social e desenvolvimento sustentável.

O superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti, assistiu aos jogos com entusiasmo.  Ele destacou a importância da iniciativa trazer os jovens para o ambiente do cooperativismo. “Estamos pegando a onda do mundo digital. A inovação faz parte do mundo cooperativista. A ideia é fazer o torneio crescer ainda mais”, disse.

Especialista em eventos e organização de torneios de jogos eletrônicos, Dérik Dionisio participou da abertura da grande final falando da importância da Coopsportes. Participaram também do evento como narradores Josi Jow, Alê, Decow,Batma e Pepo, também estrelas do mundo gamer.

As disputas dos finalistas foram exibidas em um telão, propiciando aos outros participantes acompanharem os jogos. Um dos momentos mais emocionantes foi a disputa da modalidade Fifa. A plateia vibrou na arquibancada do espaço Orbi como se estivesse acompanhando um jogo de futebol no estádio. O jogo foi narrado por Alê e Matheus Chagas, 15 anos, que foi chamado de surpresa para narrar.

Disputar o jogo com uma plateia assistindo também foi um desafio para os finalistas. Experiência muito diferente de jogar no celular ou no computador, sem que ninguém acompanhe, além dos outros gamers a distância. “Nunca tinha participado de uma competição presencial, foi desafiador. Minha mão ficou suando, mas consegui”, disse Matheus Costa Teixeira, 23 anos, campeão da modalidade Fifa. Ele é integrante da Cooperativa Inka, de Belo Horizonte, que reúne empresas do setor de energia solar.

Uma família inteira viajou 495 quilômetros de Poços de Caldas até Belo Horizonte para participar da Coopsportes Digital. Valéria Cristina Moreira, coordenadora de auditoria, e Mozart Diego da Silva, gestor de inovação, ambos da Cooperativa Unimed de Poços de Caldas, trouxeram os filhos João Pedro, 15 anos, Mateus, de 14, e Maria Clara, de 12. Os três são jogadores de Minecraft e eram finalistas, competindo entre si.

Mateus ficou em primeiro lugar, João Pedro em segundo, e Maria Clara em terceiro. Eles construíram projetos do estádio do Mineirão. A mãe deles, Valéria, ressaltou a importância dos jogos para o desenvolvimento e interação dos filhos. A empolgação e envolvimento da família foi tão grande que todos vieram com camisetas estampadas com o nome da equipe, feitas especialmente para participar do evento.

Educadora e gerente de relações institucionais do Instituto Ellos, da Cooperativa de Ensino de São Roque de Minas, Ana Paula Faria, veio junto com o professor Gabriel Fernando Alves Vitória trazendo quatro estudantes para participar da final.  Eles foram finalistas da modalidade Free-fire. “Mobilizamos os alunos a participarem do Coopsportes e quatro chegaram à final. Foi muito bom para a interação e envolvimento entre eles”, disse, lembrando que o torneio vai ao encontro da pedagogia da escola, que trabalha com os valores do cooperativismo.

Outro entusiasta do jogo era Max Vinicius Nascimento Lages, funcionário de TI do Sistema Ocemg de Belo Horizonte. “Adoro e-esportes. É bacana o Sistema Ocemg proporcionar os jogos. É bom para integrar, conhecer pessoas de várias cidades, fazer amizades com pessoas do grupo organizacional”, disse Max que que foi finalista da modalidade Clash Royale e venceu.

Para conferir as fotos do II Coopsportes Digital, acesse o Flickr do Sistema Ocemg clicando aqui.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg