Evento visa fortalecer o cooperativismo por meio da integração em torneio que reúne 11 modalidades de jogos digitais
As inscrições para a 4ª edição dos Jogos Digitais Cooperativistas de Minas Gerais, o Coopsportes Digital 2024, começam na próxima segunda-feira, dia 5 de agosto pelo site oficial do evento. O torneio, criado em 2021 pelo Sistema Ocemg, tem o objetivo de fortalecer o cooperativismo por meio da integração de todos os envolvidos no setor, desde dirigentes, conselheiros e cooperados, a estagiários, jovens aprendizes, empregados de cooperativas, seus cônjuges e filhos.
A gerente de Educação e Sustentabilidade do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, destaca a importância do Coopsportes Digital. “Lançado em meio à pandemia da Covid-19, o torneio nasceu para suprir a impossibilidade da tradicional disputa presencial”, recorda. A princípio, a ideia era que o evento fosse apenas uma ação pontual. “No entanto, ele se tornou um grande sucesso e, ano após ano, vemos o número de participantes crescer, famílias inteiras de cooperativistas envolvidas e uma grande mobilização de coops para trazerem seus atletas e suas torcidas”.
Em 2023, 548 jogadores de 133 cooperativas participaram do evento. A expectativa para 2024 é ainda maior. As classificatórias on-line acontecem de 30 de setembro a 21 de outubro e a grande final será presencial, em Belo Horizonte, no dia 9 de novembro.
Mudanças para 2024
Na 4ª edição, o Coopsportes Digital traz novidades para atender a diferentes faixas etárias e interesses dos participantes. “Anualmente, identificamos novas modalidades de jogos, analisamos quais não tiveram tanta adesão e identificamos outros que possam gerar interesse para pessoas de faixas etárias variadas”, explica Andréa. “Dessa forma, ainda não tivemos, por dois anos seguidos, os mesmos jogos, embora a maioria seja mantida”, completa.
Além das novidades nos jogos, o evento incorporou novas formas de interação durante as etapas classificatórias. “Introduzimos, anualmente, novas inserções que apresentem o Sistema Ocemg e o cooperativismo de forma interativa, para que o público possa perguntar e se manifestar sobre o tema”, detalha. “Aproveitamos o momento, também, para falar das cooperativas que estejam participando do torneio e dos ramos que representam”.
Oportunidade para o cooperativismo
Além da competição, o Coopsportes Digital serve como uma plataforma para divulgar as informações sobre o cooperativismo. “Aproveitamos cada dia de torneio para apresentar o Sistema Ocemg, o cooperativismo e os tipos de cooperativas existentes”, acrescenta. “Usamos esse espaço para comunicar com pessoas que, muitas vezes, desconhecem a história e as realidades atuais do cooperativismo”.
O evento também tem um impacto positivo nas relações sociais e afetivas dos participantes. “Observamos uma aproximação das famílias, fortalecimento das relações interpessoais e uma melhora no clima organizacional e no ambiente de trabalho nas cooperativas. Essas são condições essenciais para o engajamento das pessoas com seu trabalho”, analisa.
Como participar
O Coopsportes Digital oferece uma ampla variedade de modalidades para os competidores, abrangendo diferentes interesses e habilidades. Confira:
- Street Fighter 6: o clássico jogo de luta continua a atrair fãs de todas as idades, oferecendo uma experiência competitiva intensa.
- Free Fire: o popular jogo de tiro em terceira pessoa desafia os jogadores em partidas dinâmicas e estratégicas.
- FIFA 24: o renomado simulador de futebol permite que os participantes mostrem suas habilidades em campo virtual.
- League of Legends: o jogo de estratégia e combate em equipe, amplamente conhecido, promove o trabalho em grupo e a tática.
- Fortnite: o fenômeno mundial de battle royale, combinando construção e combate, é uma das modalidades mais aguardadas.
- Counter-Strike 2: a nova versão do clássico jogo de tiro em primeira pessoa promete acirradas competições.
- Clash Royale: o jogo de estratégia em tempo real desafia os jogadores a usar suas cartas e recursos de maneira eficiente.
- Xadrez On-line: a modalidade que exige raciocínio lógico e planejamento estratégico continua sendo um destaque.
- Truco On-line: o tradicional jogo de cartas brasileiro é uma opção para os entusiastas do baralho.
- Sinuca On-line: os participantes podem mostrar suas habilidades no bilhar em um ambiente virtual.
- Dama On-line: o clássico jogo de tabuleiro oferece uma competição de raciocínio e estratégia.
Para participar, cada jogador deve escolher apenas uma modalidade. Caso se inscreva em mais de uma, apenas a primeira inscrição será considerada e as demais serão invalidadas.
Não há limite total de participantes por cooperativa. No entanto, todas as modalidades exigem que o participante tenha, no mínimo, 12 anos. Os competidores com idade entre 12 e 17 anos deverão apresentar um “Termo de Autorização do Responsável” no ato da inscrição, conforme estipulado no regulamento.
Confira no vídeo como foi a última edição