Imagem - Ocemg
Notícias

Lançamento do PDGC destaca a força do setor em Minas Gerais

04/03/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Estado é referência nacional em excelência de gestão, com 62% das cooperativas premiadas no Brasil pelo Sistema OCB

 

Cerca de 600 pessoas, entre dirigentes e gestores de cooperativas mineiras, estiveram reunidas no seminário de lançamento do novo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Promovido pelo Sistema Ocemg, o evento aconteceu no dia 28 de fevereiro, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, em Belo Horizonte. Durante o encontro, foram abordadas as melhores estratégias e práticas de gestão, governança e inovação apresentadas por lideranças de organizações de vanguarda, inspirando os participantes para adotarem comportamentos e atitudes positivas e transformadoras em suas cooperativas.

Vale lembrar que Minas Gerais é referência nacional no tema. Na cerimônia de premiação do Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão, realizada em novembro de 2023, dos 56 troféus destinados às coops de todo o Brasil que adotaram as melhores práticas de gestão e de governança, o Estado levou 35, representando 62% das instituições e ratificando o impacto positivo das ações e programas implementados pelo Sistema Ocemg.

Para o presidente da organização, Ronaldo Scucato, o número de participantes no ciclo 2024 do PDGC mostra a força do cooperativismo e a determinação das cooperativas mineiras para fortalecer o setor. “Isso é fundamental, porque a sociedade precisa saber que hoje o cooperativismo é reconhecido internacionalmente como uma das principais ferramentas para o progresso e, especialmente, desenvolvimento das nações”, reforça. “Estamos aqui para mais um ciclo de aprendizado. Temos esse compromisso de focar nos talentos, que são as cooperativas e seus colaboradores”.

Em seguida, o superintendente da entidade, Alexandre Gatti Lages, apresentou números que mostram a relevância do PDGC e um balanço do trabalho do Sistema Ocemg realizado ao longo de 2023. “Tivemos quase 3 mil participantes nos cursos de gestão e educação cooperativista que promovemos. Em nossas palestras recebemos mais de 14 mil participantes”, mostra.

O superintendente reforça que 724 cooperativas mineiras foram atendidas com pelo menos uma ação do Sistema Ocemg no ano passado. “Realizamos 518 visitas técnicas, que contemplaram 290 cooperativas em todo o Estado. No total, 415 entidades participaram do PDGC, representando 34% do número de coops no Programa no âmbito”, explica.

Gatti também apresentou o “Trilha Práticas para Excelência”, criado para fortalecer ainda mais o PDGC em Minas Gerais. “O encontro é exclusivo para as cooperativas que estão nos primeiros passos do PDGC e foram reconhecidas com o Selo de Excelência. O propósito desse encontro é identificar os pontos de melhoria, visando o Prêmio SomosCoop em 2025”.

 

Conteúdo Inspirador

A palestra de abertura foi feita pelo fundador e CEO da Hei! Ventures, Roberto Funari, com o tema “Marcas, Inovação e Liderança de Mercado”. “Tenho convicção que a força do cooperativismo é uma vantagem competitiva do Brasil, e é isso que estamos cultivando neste evento. Em minha carreira, atuei transformando e reinventando a relação de como as empresas e marcas se relacionam com seus clientes e consumidores”, explica. “E é esse o meu convite para os cooperados: buscar compreender como podemos transformar esse fator em um modelo de negócios que seja inovador”.

No final da manhã, foi a vez da palestra da atriz Denise Fraga: “Valores: do que estamos falando”. Em um momento leve e divertido, ela destacou que a beleza do cooperativismo está na ideia do fortalecimento mútuo. “Eu acredito que juntos somos mais fortes. A vida digital nos deixou muito isolados e desconfiados, mas é preciso buscar meios de avançar no diferente, naquilo que vai além do ponto em comum”, reflete. “Quando duas pessoas entendem que possuem qualidades distintas que podem se somar, elas viram uma potência”.

Para que as pessoas possam, de fato, cooperar, Denise acredita que o segredo está em aprender a ouvir o outro com atenção. “Temos escutado pela metade, nossa comunicação está cheia de ruídos em meio a uma sociedade tão barulhenta”, destaca. “Por isso, meu convite é que façamos o exercício de ter coragem de questionar, de pedir para o outro repetir o que disse, de pedir desculpa, de se fazer claro. Além disso, termos a disponibilidade de absorver o que o outro tem para dizer, de forma plena”, conclui.

O ciclo de palestras foi encerrado com a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, considerada uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). Com o tema “Lições de uma Vida: Estratégias e Atitudes de uma Campeã”, a atleta comparou o cooperativismo com o mundo do esporte. “Passamos por muitas dificuldades, mas também aprendemos a ser disciplinados. Além disso, nos preparamos individualmente para depois realizar o trabalho em equipe”, compara. “E cada um deve fazer a sua parte para que o resultado seja a vitória”.

Hortência Marcari destaca que a primeira gestão deve ser a do conhecimento. “Só assim, uma pessoa passa a estar apta para produzir em prol de um grupo. Se um gestor ou líder não motivar sua equipe, não irá colher frutos do seu trabalho”, explica. “É importante caminhar junto, acolher e ser aquele que ajuda. No esporte isso é muito presente, por isso, eu quis compartilhar isso com vocês”, detalha.

 

Intercooperação na prática

No período da tarde, foi a vez do painel “Intercooperação na Prática”, que teve a participação de três cooperativas: Cooxupé, Unimed Poços de Caldas e Sicoob Copermec. O momento foi mediado pela consultora Luciana Lima, que possui 25 anos de experiência em projetos e iniciativas para melhorar a gestão de organizações. “As práticas apresentadas no painel são referência do PDGC. Neste sentido, esperamos que os resultados alcançados, bem como os aprendizados obtidos pelas coops, sejam inspiradores para que, nestes anos, as entidades possam vencer seus desafios e aprimorar suas práticas e processos”, reforça.

Odilon Trefiglio, presidente da Unimed Poços de Caldas, contou que a principal dificuldade da cooperativa era com os indicadores dos colaboradores que, mesmo estando empenhados em suas tarefas operacionais, não viam a importância disso. “Foi nesse contexto que tomei conhecimento do PDGC e vi que o programa estava totalmente alinhado ao planejamento estratégico que precisávamos para impulsionar nossa eficiência, inovação e resultados”, explica.

O presidente do Sicoob Copermec, Adarlan Rodrigues, lembra que a cooperativa necessitava estar mais próxima do cooperado. “Para isso, foi preciso compreender suas demandas, afinal, quando a gente entende, a gente atende. Então, começamos a fortalecer isso, para prezar pelo atendimento ágil e humanizado, com foco na resolução e demandas dos nossos associados”, detalha. “Atuamos pelos canais não presenciais, avaliando a situação dos nossos cooperados perante as entidades e promovendo estratégias que impulsionam as ações comerciais e sociais”.

Seguindo a ideia da educação como fortalecimento, a Cooxupé investiu no conhecimento de seus cooperados a partir das práticas do PDGC. Conforme Carlos Augusto Rodrigues, presidente da entidade, a proposta é formar lideranças e aprimorar o conhecimento de seus cooperados através de cursos promovidos pela coop. “A ideia foi implementada em 2018 e já estamos na quinta turma, com 49 núcleos e presentes em 300 municípios”, contabiliza.

 

Participantes repercutem o evento

O cronograma diversificado do evento foi o que mais chamou a atenção da psicopedagoga e responsável pelo OQS (Organização do Quadro Social) do Sicoob Crediesmeraldas, Mislaine Nieiro. “Mesclar o tecnicismo, gerenciamento de valores e até mesmo a arte foi uma ideia genial e, principalmente, assertiva”, observa. “Otimizar esforços para sermos mais objetivos é excelente, afinal, uma cooperativa faz muita coisa. Então, eu acho que o que vimos no evento explana uma forma de checar os horizontes para quem está o dia todo em uma tela. Sem sombra de dúvidas, vivemos um momento de muito aprendizado”, celebra.

Após a premiação de 2023, quando receberam um dos troféus do Prêmio SomosCoop, a Cafel, cooperativa singular do sistema CCPR, está determinada a seguir vitoriosa. “Viemos para o evento com uma equipe ainda maior. O PDGC é uma ferramenta muito importante, que nos motiva a melhorar todos os processos de gestão da cooperativa”, analisa. “Fazemos questão de vir a todos os eventos que o Sistema Ocemg promove, e vestindo nossa camisa, mostrando nossa marca, desenvolvendo nossa cooperativa e, consequentemente, nossos associados”, conclui.

 

Confira as fotos do evento no link.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg