Imagem - Ocemg
Notícias

Coops mineiras são destaque nacional no prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023

06/12/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Em noite de premiação, presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, evidencia o protagonismo das coops mineiras na implementação do PDGC.

As cooperativas mineiras foram o grande destaque da noite de premiação do SomosCoop Excelência em Gestão 2023, nesta terça-feira (5), em Brasília. Dos 56 troféus destinados às coops de todo o Brasil que adotaram as melhores práticas de gestão e de governança, o Estado levou 35, representando impressionantes 62% das instituições e ratificando o impacto positivo das ações e programas implementados pelo Sistema Ocemg.

O trabalho e o protagonismo da entidade foram evidenciados no discurso do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. “Quero destacar que as cooperativas mineiras são referência na adoção do PDGC. Reconhecemos o esforço que o Ronaldo Sucato fez para implantar o programa em todo o Estado. Esse programa vem acompanhando e ajudando as cooperativas a aperfeiçoarem seus modelos de gestão e governança”, afirmou.

Em outro momento, o presidente Márcio Lopes de Freitas comemorou o importante papel que o cooperativismo exerce no Brasil. “O cooperativismo brasileiro tem feito uma entrega extraordinária para o país. As cooperativas geram muitos mais que desenvolvimento econômico. Geram prosperidade, não apenas para os cooperados, mas para toda a sociedade”, destacou.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, atribui as conquistas da noite à formação constante das coops mineiras por meio das diversas ações que integram o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). “Recebemos com muita alegria e orgulho cada troféu entregue às coops mineiras. O Sistema Ocemg também foi premiado esta noite! Por isso, queremos reafirmar o nosso compromisso com o fomento cooperativista, notabilizado pelo crescimento constante no reconhecimento das cooperativas mineiras. Parabéns a todas as cooperativas vitoriosas!”, comemorou.

Os números são expressivos. Há dez anos, 29% das coops premiadas eram de Minas Gerais. Em 2015, esse percentual cresceu para 35%, seguido de 44% em 2017, e atingindo o marco de 50% em 2019. Em 2021, Minas Gerais manteve destaque, representando 41% das cooperativas reconhecidas.

Coops mineiras ganham na principal categoria da premiação

Duas cooperativas mineiras foram premiadas na categoria Excelência, a mais avançada da premiação. O Sicoob Credicom levou o troféu na faixa ouro e a Unimed BH, na faixa bronze. A conquista foi muito comemorada pelo presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicom, João Augusto Oliveira Fernandes, que ressaltou o papel do Sistema Ocemg nessa conquista. “Na edição anterior, recebemos Ouro em ‘Rumo à Excelência’, prêmio máximo na época. Agora, somos Ouro novamente na principal categoria. Isso significa que nós incorporamos o PDGC e fizemos melhorias contínuas dentro da cooperativa, graças à parceria com o Sistema Ocemg, nosso braço educacional, que nos dá as condições para essas melhorias”, avaliou.

Segundo Fernandes, o próximo passo da vitoriosa parceria com o Sistema Ocemg é ampliar a capacitação. “Vamos estender a formação do PDGC para a base da nossa cooperativa. Nossos colaboradores, da base à cúpula, precisam estar bem-preparados para trabalhar no Sicoob Credicom”, concluiu.

A conquista do bronze também foi muito comemorada pelo diretor de Mercado da Unimed BH, Garibalde Mortoza Júnior. “É realmente a coroação da nossa governança e gestão. E o Sistema Ocemg foi fundamental nessa vitória, ao estimular a capacitação e o desenvolvimento das cooperativas mineiras. Por isso, das 56 coops premiadas, mais de 30 são de Minas”, disse.

Outras categorias

O SomosCoop Excelência em Gestão 2023 premiou 17 cooperativas com o troféu ouro, outras 17 com prata e 22 com bronze. No nível Primeiros Passos para a Excelência, as coops mineiras receberam oito bronzes, uma prata e cinco ouros. No Compromisso com a Excelência foram dois bronzes, quatro pratas e seis ouros. Já na categoria Rumo à Excelência, foram três bronzes, três pratas e um ouro.

Entre as premiadas, está a Unimed Vale do Aço, que conquistou o troféu prata no nível Compromisso com a Excelência. O diretor-presidente da coop, Érico Fantini, salienta a participação da Casa do Cooperativismo mineiro na vitória. “O Sistema Ocemg é o catalisador desse processo de melhoria contínua no sistema de qualidade das coops mineiras. Não é à toa que trouxe o maior número de cooperativas para Brasília e nós estamos orgulhosos de fazer parte desse grande sistema cooperativista do Brasil”, comentou.

A Cocatrel levou pela segunda vez consecutiva o Ouro no nível Primeiros Passos. O presidente Marcos Valério Araújo Brito também confere a vitória a participação da cooperativa nos cursos, palestras, mentorias e outras ações de capacitação desenvolvidas pelo Sistema Ocemg. “É o Sistema Ocemg que nos impulsiona e capacita, que treina e orienta e faz todo o trabalho de nos colocar na trilha correta para sermos premiados hoje”, afirmou.

Já no nível Rumo à Excelência, a coop mineira que levou o Ouro foi a Coopmetro. Esse é o quarto prêmio da cooperativa e o terceiro ouro conquistado. “É uma conquista de todos os nossos colaboradores que vem reafirmar uma história de sucesso que também se deve ao trabalho de capacitação do Sistema Ocemg”, comentou o presidente Marcos Leisson Alves.

Confira as coops premiadas: 

 

PRIMEIROS PASSOS – BRONZE

SICOOB AC CREDI

SICOOB ARACOOP

SICOOB CREDILIVRE

SICOOB CREDIMATA

SICOOB CREDISUDESTE

SICOOB SAROM

SICOOB UNIÃO CENTRO-OESTE

UNIMED INCONFIDENTES

PRIMEIROS PASSOS – PRATA

SICOOB UNIÃO CENTRAL

PRIMEIROS PASSOS – OURO

COCATREL

SICOOB COOPJUS

SICOOB CREDICENM

SICOOB NOSSACOOP

UNIMED CONSELHEIRO LAFAIETE

 

COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA – BRONZE

SICOOB CREDIALTO

SICOOB CREDINACIONAL

COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA – PRATA

CCPR

SICOOB CREDICAF

SICOOB CREDICOPA

UNIMED VALE DO AÇO

COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA – OURO

COOPAMA

COOPATOS

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

SICOOB COOPEMATA

SICOOB CREDCOOPER

SICOOB CREDIRIODOCE

 

RUMO À EXCELÊNCIA – BRONZE

COOXUPÉ

SICOOB COPERMEC

UNIMED POÇOS DE CALDAS

RUMO À EXCELÊNCIA – PRATA

COOCAFÉ

SICOOB CREDIMEPI

SICOOB DIVICRED

RUMO À EXCELÊNCIA – OURO

COOPMETRO

 

EXCELÊNCIA – BRONZE

UNIMED BH

EXCELÊNCIA – OURO

SICOOB CREDICOM

 

Confira mais sobre a Premiação SomosCoop nas matérias:

Sistema Ocemg tem papel estratégico para reconhecimento nacional do cooperativismo mineiro

Cooperativas premiadas ressaltam atuação do Sistema Ocemg para o fomento da excelência em gestão no Estado

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg