Líderes cooperativistas do nosso Estado viajaram a convite do Sistema Ocemg para eventos de negócios na França e em São Paulo
Encontrar novas soluções para incrementar ainda mais as atividades das cooperativas de Minas Gerais. Esse foi o objetivo de duas missões técnicas promovidas pelo Sistema Ocemg, entre os dias 12 e 16 de setembro. Destinos? A moderna cidade de Rennes, na França, e a sempre inovadora capital paulista.
A primeira missão, de caráter internacional, levou 10 lideranças do coop mineiro para a 37ª edição da Space — feira anual internacional de criação de animais, dedicada aos setores suínos, de avicultura, bovinos (lácteo e carne), de cunicultura e ovinocultura. O evento ocorreu entre os dias 12 e 14 de setembro, no Centro de Exposições de Rennes.
Considerada a segunda maior feira do mundo no setor agropecuário industrial, a Space 2023 teve como tema central a geração de energia — um assunto estratégico em todo o mundo, que está entre pautas prioritárias do Sistema Ocemg. Há três anos, a Casa do Cooperativismo Mineiro investe em energias renováveis, como a fotovoltaica, foco central do programa MinasCoop Energia.
“Temos aprendido muito nesses dias, especialmente sobre as tecnologias que podem nos ajudar a alcançar resultados melhores”, elogiou João Marques, diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, um dos participantes da missão.
Segundo ele, a Space 2023 apresentou novas práticas e tecnologias que estimulam o produtor rural a ter sua própria fonte de energia sustentável e a se tornar um fornecedor de energia — ideia também defendida pelo Sistema Ocemg.
“Todo o conteúdo exposto aqui é de muito valor. São ideias fantásticas capazes de mudar toda a dinâmica de uma propriedade rural. Nossa missão é levar esse conhecimento até os nossos cooperados”, conclui João.
INTERCOOPERAÇÃO
Em São Paulo, 20 lideranças do coop de diversos ramos participaram da missão técnica nacional Workshop Inovação de Ruptura na Prática. A proposta do evento, realizado entre os dias 15 e 16 de setembro, é capacitar empreendedores e líderes a viabilizarem a inovação em suas organizações, a partir de um modelo estratégico adaptado à nova realidade dos negócios.
O evento contou com a participação de diversos palestrantes e com a mentoria de Sandro Magaldi, um dos maiores experts em Gestão Estratégica e Vendas do País, e José Salibi Neto, uma das maiores autoridades em administração do Brasil. Juntos, escreveram o best-seller Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial
Para o vice-presidente da Cooperativa de Crédito Sicoob Credilivre, Vinícius Magalhães Dutra, que participou do workshop em São Paulo, a intercooperação é o ponto alto de todas as missões promovidas pelo Sistema Ocemg.
“A intercooperação é enriquecedora, especialmente porque não nos limitamos às cooperativas de crédito, mas trocamos experiências com coops de diversos ramos. É impossível não reconhecer o papel fundamental da Casa do Cooperativismo Mineiro para as coops nessas atividades”, afirmou.
Participante assíduo de várias missões do Sistema Ocemg, Dutra explica que os frutos das atividades se refletem em diversas ações, seja no compartilhamento do conhecimento ou em visitas às lideranças de cooperativas que participaram da atividade.
“Acabamos criando elos para trocas constantes de informação. Eu mesmo já visitei algumas cooperativas cujo primeiro contato foi em uma missão. Além disso, as missões nos agregam conhecimentos que utilizamos cotidianamente. Quando surge um desafio, lembramos do que aprendemos, dos cases de sucesso estudados, e aplicamos para nossa realidade”, conclui.
NOVAS COMPETÊNCIAS
O Sistema Ocemg tem investido em ações que busquem contribuir para que as lideranças cooperativistas mineiras consigam expandir seus negócios de forma sustentável e duradoura.
As missões têm o objetivo de apresentar às coops as tendências do mercado, proporcionando o desenvolvimento de novas competências e o fomento da inovação e de novos modelos estratégicos de atuação.
“Também queremos auxiliar as lideranças do cooperativismo de Minas a se manterem em posição de destaque, a partir de reflexões práticas, estudos de casos e discussão sobre soluções relacionadas à gestão cotidiana dos negócios”, explica o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que também fez parte do grupo que foi à França.
Já foram diversas iniciativas neste sentido. Em 2020, por exemplo, a entidade lançou, juntamente com Salibi e Magaldi, a Mentoria Gestão do Amanhã, uma Masterclass de atividades teóricas e práticas que ajudaram os participantes a repensar as estratégias de atuação.