
Adesão conecta cooperativismo mineiro ao reconhecimento global promovido pela ONU
Já reparou que tem algo novo na identidade do Sistema Ocemg? Como parte das ações comemorativas ao Ano Internacional das Cooperativas 2025, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento à contribuição do coop para a inclusão e o desenvolvimento sustentável, a entidade incorporou a marca celebrativa às suas comunicações. Essa iniciativa reforça a conexão do cooperativismo mineiro com o movimento global estimulando as cooperativas a fazerem o mesmo, dando visibilidade ao setor.
A marca do Ano Internacional já está presente nos boletins @cooperação e Representacoop, no jornal Cooperação em Pauta — que chega à sua 400ª edição este mês —, na Cooperação em Revista, no site e nas redes sociais do Sistema Ocemg. Dessa forma, o cooperativismo de Minas Gerais reafirma seu papel na construção de um mundo melhor e convida mais pessoas a conhecerem esse modelo de negócios.
“Trazer a marca do Ano Internacional das Cooperativas para o nosso dia a dia significa conectar o cooperativismo mineiro ao movimento global”, destaca o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Este será um ano decisivo para apresentar o impacto das cooperativas e atrair mais pessoas para essa forma de organização econômica e social. Temos que aproveitar todas as oportunidades de mostrar como o cooperativismo constrói um mundo melhor”, acrescenta.
Uma identidade que conversa com o Brasil
Criada pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), a marca oficial do Ano Internacional das Cooperativas traz elementos que representam a colaboração, a sustentabilidade e o impacto social do cooperativismo. No Brasil, o material foi adaptado pelo Sistema OCB para incluir características que dialogam diretamente com a cultura nacional, como a referência às tradicionais fitinhas de devoção presentes em manifestações populares.
A gerente de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg, Juliana Gomes, destaca a importância dessa adaptação: “Ao incorporar um elemento tão presente na cultura brasileira, reforçamos que o cooperativismo está enraizado na nossa sociedade. Isso aproxima a identidade visual do nosso público e fortalece a mensagem do movimento”.
Identidade e impacto
O uso da marca do Ano Internacional das Cooperativas nos produtos do Sistema Ocemg não é apenas uma mudança visual. Ele reflete um posicionamento estratégico que visa aumentar a visibilidade do setor e fortalecer a conexão das cooperativas mineiras com a agenda global de desenvolvimento sustentável. “Ao adotarmos a nova identidade, mostramos que estamos alinhados com um movimento mundial. O Ano Internacional das Cooperativas deve ser um marco para o setor, e Minas Gerais tem papel fundamental nessa construção”, acrescenta Juliana Gomes.
Se a sua cooperativa ainda não aderiu, acesse somoscooperativismo.coop.br/ano-coop e confira os materiais disponíveis, além das diretrizes para uso da marca oficial. Juntos, faremos de 2025 um marco para o cooperativismo e mostraremos ao mundo como construímos um futuro melhor. Vem com a gente nesse movimento!
Matérias relacionadas
🔗Ano Internacional das Cooperativas: sua coop pode fazer parte com uma ação simples
🔗Por que celebrar o Ano Internacional das Cooperativas?
🔗Minas Gerais terá programação especial no Ano Internacional das Cooperativas