Ao todo, 31 pessoas de 12 cooperativas participam da turma que se encontrará em sete encontros ao longo do ano
Nos dias 29 e 30 de abril, o Sistema Ocemg deu início à turma aberta do Programa de Desenvolvimento Mercadológico para Cooperativas Agropecuárias. A Organização criou esta capacitação com o objetivo de estimular a eficiência das cooperativas, focando na melhoria dos processos de gestão com ênfase no relacionamento com o cooperado e nas vendas.
Estão participando da turma 31 pessoas de 12 cooperativas que atuam como colaboradores das áreas de vendas e relacionamento. O programa é composto por sete módulos, que incluem a aula magna sobre “Cenários e Tendências das Cooperativas do Agronegócio e Cooperativismo”, ministrada na abertura do curso. Cada etapa terá dois dias de duração, sendo 8h cada, totalizando 112h de curso ao longo do programa.
O Programa de Desenvolvimento Mercadológico para Cooperativas Agropecuárias vai capacitar as equipes das cooperativas em um dos setores mais importantes do cooperativismo, o agronegócio. Em Minas Gerais, esse ramo conta com 190 mil cooperados, distribuídos em 193 cooperativas, as quais empregam diretamente mais de 19 mil pessoas. A atividade econômica gerada por esse setor alcança R$ 44,8 bilhões, representando 37,9% do total da atividade econômica cooperativista no Estado, conforme dados do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro.
O ramo agropecuário se destaca tanto na economia local quanto na nacional. Por exemplo, em 2022, 57% do café produzido em Minas Gerais foi processado por alguma cooperativa, enquanto no país esse percentual foi de 24,6%. Além disso, a cada 100 litros de leite produzidos em Minas, 19,7 litros também vem de uma coop. O Estado se sobressai ainda na fabricação de derivados lácteos, incluindo 165,3 milhões de litros de leite UHT, 65,2 milhões de litros de bebidas lácteas, 17,5 mil toneladas de leite condensado e 11,7 mil toneladas de queijo.
“Entendemos a importância do setor agropecuário para a economia do País. É por isso, que o Sistema Ocemg se preocupa em fortalecer ainda mais o ramo em Minas Gerais, abrangendo toda a cadeia do setor, desde a produção até a venda, que é o caso deste curso especificamente”, explica Andréa Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável da entidade.
Posicionamento no mercado
O primeiro módulo proporcionou uma visão mais teórica do agronegócio, abordando seus pilares, impacto na economia e o ambiente macroeconômico que envolve as cooperativas do ramo. “É essencial que os participantes compreendam que o caminho para uma cooperativa eficiente e competitiva passa por um bom posicionamento de mercado”, destaca Airton Spies, engenheiro agrônomo, palestrante e consultor responsável pela aula magna. “Discutimos competitividade, sustentabilidade e todos esses parâmetros essenciais para o que será abordado ao longo de todo o programa.”
Spies enfatiza que o agronegócio é influenciado por todas as etapas produtivas, o que demanda eficiência nos negócios para prosperar em um mercado competitivo. “É fundamental que as cooperativas busquem desenvolver modelos de negócios vantajosos, além de criar, agregar e compartilhar valor entre seus cooperados”, explica. “Nesse contexto, o treinamento fornece aos participantes uma orientação sobre as ações necessárias para fortalecer o cooperativismo e promover o crescimento dos negócios.”
Expectativas e planos nas coops
A analista de negócios da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda, Coocafé, Daniella Lopes, já tem claro onde aplicar os conhecimentos adquiridos no Programa. Ela tem o desafio de implementar, com sua equipe, a primeira marca de café direcionada ao consumidor final da cooperativa. “Acredito que o que vamos aprender ao longo do ano será fundamental para o desenvolvimento desse projeto, que começou há seis meses”, descreve. “Na cooperativa, lidamos com a comercialização do grão cru, mas agora a ideia é comercializar o café torrado; portanto, é fundamental entender como o mercado está se comportando para sermos mais assertivos nesse novo empreendimento”.
Para Ivan Vilela, técnico agropecuário do Departamento de Assistência Técnica e Vendas da Cooperativa Agropecuária de Jacuí e Região Ltda., Cooperjac, os módulos do curso são fundamentais para impulsionar o crescimento da cooperativa. “Minha expectativa é que o curso traga retornos positivos a curto, médio e longo prazo em relação ao nosso relacionamento com os clientes”, esclarece. “Atualmente, buscamos expandir nossas atividades e acredito que todas as áreas da cooperativa podem se beneficiar dos temas abordados no programa.”
A supervisora técnico-comercial da Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí, Copervass, Flávia Vasconcelos, também vê o curso como uma ferramenta importante para o crescimento da cooperativa. “Estamos buscando expandir nossa atuação na área de nutrição animal e ampliar nosso mercado, e acredito que o programa nos fornecerá uma base essencial para isso”, afirma. “A capacitação é ideal para quem almeja crescer, e participar das aulas nos permite conhecer o dia a dia de outras cooperativas e aprender com elas também. Estou confiante de que iremos adquirir estratégias únicas para avançar.”
Confira abaixo o conteúdo programático do curso:
Módulo 1 – Cenários e Tendências das Cooperativas do Agronegócio e Cooperativismo (29 e 30 de abril)
Módulo 2 – Aspectos Comportamentais (21 e 22 de maio)
Módulo 3 – DSCP – Diagnóstico e Soluções Colaborativas de Problemas (25 e 26 de junho)
Módulo 4 – Gestão de Processos e Indicadores de Negócio (23 e 24 de julho)
Módulo 5 – Relacionamento e Vendas: Negociação e Comunicação com Mercado e Cooperados (20 e 21 de agosto)
Módulo 6 – Planejamento e Controle de Estoques (24 e 25 de setembro)
Módulo 7 – Gestão da Inovação (29 e 30 de outubro)