Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg recebe turma do Movimento CoopEducação

15/04/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Apoiado pelo Sicoob Sarom, projeto capacita, em média, 35 mil adolescentes e jovens por ano

 

Você já se perguntou qual é o futuro do cooperativismo? Na cidade de São Roque de Minas, localizada na região ecoturística da Serra da Canastra, ele vem sendo construído através do projeto Movimento CoopEducação, que busca capacitar protagonistas para uma sociedade mais consciente, colaborativa e próspera. Uma das formações que fazem parte da iniciativa é o Curso Técnico em Cooperativismo da Escola Estadual General Carneiro. No dia 10 de abril, na primeira edição do Programa Portas Abertas de 2024, o Sistema Ocemg recebeu os 30 jovens que fazem parte da nova turma.

 

O programa Portas Abertas tem como objetivo promover o intercâmbio de boas práticas cooperativistas, como é o caso do Movimento CoopEducação. Presente em 16 municípios, o projeto possui 104 escolas parceiras e 2.100 professores capacitados e forma, em média, 35 mil alunos por ano. O programa educacional integra os princípios cooperativistas ao ensino.

Por meio da teoria e prática, as escolas participantes desenvolvem nos estudantes habilidades em educação cooperativista, empreendedorismo e finanças, tornando o ambiente escolar propício ao crescimento pessoal contínuo dos alunos. A iniciativa é apoiada pelo Sicoob Sarom, cooperativa com 32 anos de existência e 44 mil associados. A turma, iniciada em fevereiro deste ano, visitou a Casa do Cooperativismo Mineiro para um dia de aprendizado sobre a atuação do Sistema Ocemg em parceria com as cooperativas do Estado.

O presidente da Organização, Ronaldo Scucato, recebeu o grupo com entusiasmo. Após relatar sua trajetória no cooperativismo, ele compartilhou com os jovens os segredos para uma carreira duradoura e bem-sucedida. “O primeiro passo é gostar de pessoas. Em seguida, é importante estar ciente de que há muito trabalho pela frente”, explica. “Optar pela área da cooperação é ser autêntico e integrar uma história marcada pelo respeito ao próximo”.

Scucato ressaltou para os jovens que, apesar das adversidades no percurso, desistir não deve ser uma opção. “Aprendemos com os obstáculos, pois são naturais na jornada de quem busca o sucesso. São Roque de Minas é um excelente exemplo disso. Em certo momento, a economia da cidade estava estagnada. Hoje, ela é uma potência, e o cooperativismo desempenha um papel relevante nesse crescimento”, acrescenta. “E é fundamental lembrar que esse progresso só é alcançado com união e valorização das pessoas”.

O analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, Rogério Coelho, atua no cargo há 10 anos e acumula mais de 400 visitas técnicas às cooperativas ao longo dessa trajetória. Durante o evento, ele compartilhou com a turma detalhes de sua carreira, que foi pautada por muito estudo. “O conhecimento sobre o cooperativismo é fundamental para quem deseja entrar nesse mercado e seguir essa linha de formação”, explica. Ele também apresentou aos jovens detalhes sobre o setor. “Transmitimos para eles uma base de todos os processos dentro do cooperativismo. Esse apoio à formação desses jovens pode ser uma primeira oportunidade de emprego para eles em um futuro próximo”, completa.

 

Capacitando o futuro

Para o professor e coordenador do Curso Técnico em Cooperativismo da Escola Estadual General Carneiro, Ighor Oliveira, o interesse dos jovens em ingressar no cooperativismo é motivo de grande orgulho. “Desenvolvemos ações cuidadosamente planejadas e estruturadas na comunidade para formar esses futuros profissionais”, explica. “Ver a turma com entusiasmo, empenhada em construir sua carreira, nos dá a certeza de que a sucessão cooperativista em nosso município está assegurada”.

Oliveira acrescenta que o Curso Técnico em Cooperativismo é uma iniciativa do Estado, com o apoio do Sicoob Sarom. “O cooperativismo é parte integrante da história de São Roque de Minas. Atualmente, todos os professores são colaboradores da cooperativa”, detalha. “Os alunos cursam o técnico simultaneamente ao Ensino Médio e optam por participar, pois o curso é de livre admissão, ou seja, não há obrigatoriedade por parte da escola”.

Mesmo sem a obrigatoriedade, o Curso Técnico em Cooperativismo é um sucesso na Escola Estadual General Carneiro. Ednéia Machado, orientadora educacional da instituição, relata que a turma recebeu com entusiasmo a oportunidade de visitar a sede do Sistema Ocemg. “Ensinar sobre cooperativismo, educação financeira, sustentabilidade e empreendedorismo para nossos alunos é de grande importância. A visita à Casa do Cooperativismo Mineiro, sem dúvida, é um momento que ficará marcado na trajetória dessa turma”.

Para a orientadora, o encontro proporcionou habilidades e competências essenciais para quando os alunos começarem a atuar no setor. “O Sistema Ocemg desempenha um papel central nesse contexto, liderando as cooperativas mineiras. Conhecer seus representantes, entender o funcionamento da Casa e compreender o papel social nas cooperativas são aspectos fundamentais para a formação dos nossos alunos”, destaca. “A turma ficou entusiasmada e todos estão encantados com a infraestrutura e acolhimento. Presenciar e sentir a construção do ambiente desde o início fez com que eles compreendessem toda a história por trás do cooperativismo em Minas”.

Para a aluna Talita Amélia, o conhecimento adquirido no encontro será de grande valia. Ela começou a empreender aos 10 anos, hoje, com 18, está à frente do empório, restaurante, sorveteria e hospedagem “É Nóis na Canastra”, localizado em São Roque de Minas. “A dinâmica do cooperativismo é muito importante, pois não adianta empreender sem cooperar”, observa. “Vários aspectos aprendidos até agora já foram muito úteis na minha trajetória. Mas o principal ensinamento é que é possível superar os desafios pelo caminho, que são muitos”, conclui.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg