Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg reforça compromisso ambiental em eventos estratégicos

28/06/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Participação ativa em iniciativas voltadas à pauta destaca a importância do cooperativismo sustentável

 

O comprometimento do Sistema Ocemg com a sustentabilidade tem sido reconhecido por diferentes instituições. Prova disso, foram as participações da entidade ao longo do ano e, mais especificamente, no mês de junho, sobre o meio ambiente, em Minas Gerais.

Logo no início do mês, no dia 4, o Assessor Institucional, Geraldo Magela, representou o Sistema Ocemg, no Expominas, na solenidade de abertura do 39º Congresso Mineiro de Municípios, que também contou com a presença do governador do Estado, Romeu Zema. “O envolvimento das cooperativas com a agenda ambiental é uma demonstração clara de nosso compromisso com um desenvolvimento econômico que respeita os limites do planeta. As cooperativas podem ser agentes de mudança, promovendo a conscientização e a ação ambiental em suas comunidades e municípios”, vem sendo destacado pelo Presidente Ronaldo Scucato.

Ainda no dia 4, no Palácio da Liberdade, o Sistema Ocemg participou da assinatura do Memorando de Entendimento com a Embaixada da França no Brasil. O acordo objetiva a colaboração mútua para a neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE), a adaptação e a resiliência do território mineiro frente às mudanças climáticas. Também ocorreu a atualização de outra ferramenta importante na agenda climática de Minas, implementada em parceria com a França: o Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática (IMVC), que calcula o grau de suscetibilidade aos efeitos adversos do clima. O índice também serve de apoio aos municípios para o desenvolvimento de ações de baixo carbono e de adaptação territorial.

No dia seguinte, Dia Mundial do Meio Ambiente, também no 39º Congresso Mineiro de Municípios, a entidade marcou presença no painel “Sustentabilidade e Eleições”, discutindo a Agenda 2030 e sua aplicação nos setores governamentais com palestra do assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, sobre a atuação na definição de políticas ambientais, projetos e programas de desenvolvimento sustentável.

No dia 14, durante o Encontro Regional de Montes Claros, mais um evento preparatório para o “Seminário Técnico sobre Crise Climática e seus Impactos em Minas Gerais”, o Programa Minascoop Energia foi um dos quatro cases apresentados. O superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, fez a apresentação do programa, que já foi destaque nas últimas Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em 2021, 2022 e 2023.

Geraldo Magela, destaca que a participação ativa do Sistema Ocemg em eventos voltados ao tema faz parte do compromisso da organização com a sustentabilidade. “Hoje, fazemos parte, por exemplo, do Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais (Copam)”, ressalta. Como tem afirmado o nosso Presidente Ronaldo Scucato, nosso objetivo é mostrar o papel das cooperativas na promoção de práticas sustentáveis e no enfrentamento das mudanças climáticas.

Vale destacar a participação da instituição no Comitê Executivo do Movimento Minas 2032, criado em 2017, que tem como base a urgência de que todos os setores da sociedade se apropriem das respectivas responsabilidades para a construção de um futuro mais sustentável, justo e igualitário.

 

Compromisso com o Pacto Global da ONU

O Sistema Ocemg é signatário do Pacto Global da ONU, reforçando seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Isso nos coloca em uma posição de responsabilidade e liderança na promoção de práticas sustentáveis”, explica. “Estamos comprometidos com a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e seus impactos,” mostra Magela.

O Sistema Ocemg também esteve presente no “Café Consciente: Aliança Sustentável,” realizado pelo Diário do Comércio em parceria com o Capitalismo Consciente. No dia 19, o evento reuniu representantes da iniciativa privada, governo e academia para discutir e apresentar planos efetivos para enfrentar e adaptar-se aos efeitos das mudanças climáticas. “Eventos como o Café Consciente são oportunidades valiosas para expandir a consciência sobre a importância da sustentabilidade e promover ações concretas para enfrentar os desafios climáticos,” afirmou Magela.

 

Expectativa positiva

Para Magela, junho foi um mês muito positivo para o cooperativismo em relação às questões ambientais. A cada ano, ampliamos nossa atuação e representatividade.  “Estamos cada vez mais engajados com essa agenda tão relevante para a nossa sociedade. O cooperativismo sempre foi um setor atento às suas responsabilidades com a sustentabilidade”, afirma. Para fortalecer ainda mais isso, o Sistema Ocemg, por meio da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável, vem executando ações, programas e projetos para que as cooperativas se tornem ainda mais sustentáveis. O objetivo principal é orientar as cooperativas mineiras na implementação das diretrizes necessárias para a sustentabilidade, contribuindo significativamente com as comunidades onde estão inseridas.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg