Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg representa cooperativismo mineiro na COP 28

11/12/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Organização foi convidada pelo Governo de Minas Gerais para participar da comitiva oficial do Estado.

A convite do Governo de Minas Gerais, o Sistema Ocemg marcou presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Cop 28, realizada entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes. O evento é o mais importante do mundo sobre o clima, reunindo lideranças mundiais – entre elas vários representantes das esferas governamentais, do setor privado e da sociedade civil organizada – para discutir o que pode ser feito para mitigar os impactos dessas mudanças climáticas, já sentidas por todo o planeta.

Trata-se de um marco significativo, já que Minas Gerais se destaca como um dos poucos Estados presentes neste importante encontro. A participação do Sistema Ocemg na COP28 é emblemática, pois destaca o compromisso das cooperativas mineiras com questões ambientais, alinhadas aos princípios cooperativistas de responsabilidade social e sustentabilidade. Representando uma diversidade de setores, como agricultura, energia, crédito e consumo, as cooperativas têm uma relevância vital na promoção de práticas ambientalmente conscientes e na busca por soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos.

A presença da entidade na COP28 é uma oportunidade de compartilhar experiências, aprender com outros países e contribuir com ideias e ações concretas para combater as mudanças climáticas. Além disso, essa participação destaca o protagonismo do cooperativismo mineiro no cenário nacional e global, demonstrando o papel fundamental das cooperativas na construção de um futuro mais sustentável e justo para todos.

Vale ressaltar que é o terceiro ano consecutivo que o Sistema Ocemg vai ao evento e, pelo segundo ano sucessivo, é convidado para integrar a delegação mineira a convite do Governo do Estado. O Programa de Energia Fotovoltaica criado pela entidade, o MinasCoop Energia, que estimula o coop mineiro a gerar sua própria energia de forma limpa e sustentável, foi apresentado, com destaque, na Cop 26 e na Cop 27, sendo considerado um case de sucesso.

As ações de sustentabilidade têm sido prioritárias no Sistema Ocemg, com reconhecimento por parte dos órgãos públicos. Em outubro, a Casa do Cooperativismo Mineiro foi o primeiro empreendimento da capital a receber o Selo BH Sustentável, concedido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A entidade também foi a primeira organização cooperativista do Brasil a publicar o Relatório de Sustentabilidade. Ainda, na esteira do pioneirismo, o Sistema Ocemg também foi a primeira organização estadual a ser signatária do Pacto Global da ONU.

A entidade foi representada pelo assessor Institucional, Geraldo Magela. Ele relata que a conferência é muito ampla e aborda as mudanças climáticas a partir da riqueza de conteúdos e temas. “São diversos encontros, reuniões, mesas de negociações sobre os mais diversos assuntos. Obviamente as mudanças climáticas têm impacto geral na vida das pessoas e nas atividades econômicas e sociais, por isso, há necessidade de refletir e avaliar o que as mudanças climáticas estão impactando e vão impactar”, explica.

Magela destaca dois importantes painéis nos quais o Sistema Ocemg participou. O primeiro foi sobre o Plano ABC+, que trata sobre a agricultura de baixo carbono, apresentado por Bruno Brasil, diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa. “Em Minas, nós temos a oportunidade de participar do colegiado gestor. O programa é extremamente importante e foi evidenciada a sua contribuição em relação às mudanças climáticas”, mostra.

Ainda na missão representativa, Geraldo Magela acompanhou a apresentação do projeto Selo Verde do Governo de Minas. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, a ferramenta é um dos suportes já utilizados para promover a rastreabilidade de commodities agrícolas e produtos relevantes em cadeias produtivas, por meio do cruzamento de dados oficiais e imagens de satélite de alta resolução.

“O Selo Verde está atestando que não há desmatamento em áreas de produção. Fizemos isso para grande parte da cadeia do café, das árvores plantadas e estamos levando para o plantio de soja e de algodão. Com isso, conseguimos melhorar a qualidade da rastreabilidade do que é produzido no Brasil, o que tem tudo a ver com a agenda da COP”, mostra o vice-governador de Minas, Professor Mateus Simões.

A União Europeia irá aportar R$ 1,6 milhão na plataforma Selo Verde em Minas Gerais, com o objetivo de permitir uma rastreabilidade transparente dos fornecedores diretos e indiretos de commodities agrícolas e produtos relevantes produzidos no estado.

Geraldo Magela participou, ainda, da sessão plenária dos representantes dos países membros da ONU, quando foram apresentadas as ações dos governos relativas à sustentabilidade das cidades, com relatos de projetos em desenvolvimento.

Cooperativa mineira é destaque

Outro painel estratégico para o cooperativismo mineiro, segundo Geraldo Magela, foi o que tratou da importância da economia social e solidária na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Dois cases brasileiros foram apresentados pela OCB. Um deles de uma de nossas coops, a Cooxupé, que é hoje a maior exportadora de café do mundo”.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg